A edição de 2021 do Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau foi cancelada. A Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec), responsável pela organização, já comunicou expositores e o trade turístico. O evento voltará em 2022 com, se tudo der certo, programação normal. A previsão é que a exposição aconteça entre os dias 9 e 12 de março do ano que vem, na Vila Germânica.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa
Além do festival, a Feira Brasileira da Cerveja, que ocorre de maneira paralela, também só retornará em 2022. Já o Concurso Brasileiro de Cervejas está mantido neste ano. Como se trata de uma competição sem presença de público, só com a participação de jurados, é possível manter a programação sem riscos de contaminação do novo coronavírus.
A coluna já havia antecipado que tanto o festival quanto a feira seriam adiados — inicialmente aconteceriam em março. Havia uma expectativa, e até agenda já reservada na Vila Germânica, de que os eventos acontecessem no segundo semestre. A Ablutec, no entanto, decidiu deixar tudo para 2022.
Pesou na decisão os impactos que a pandemia ainda provoca no setor de eventos. Não há garantias de que haja segurança sanitária para promover grandes reuniões de pessoas, mesmo no segundo semestre. Nas atuais condições, festival e feira, mesmo que ocorressem, poderiam ter um público muito reduzido, trazendo prejuízos à organização e expositores.
Continua depois da publicidade
— A gente tem que dar um passo para trás para dar dois para frente — justifica Develon da Rocha, presidente da Ablutec, que inclusive se recupera da Covid-19.
A expectativa do setor é de que até março do ano que vem, se não todos, ao menos uma parcela expressiva da população já esteja imunizada, o que permitiria que os eventos ocorressem sem grandes restrições.
Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por “Pedro Machado | NSC” dentro do aplicativo.