O Festival Brasileiro da Cerveja retorna na próxima semana ao calendário de eventos de Blumenau depois de ter sido cancelado no ano passado em função da pandemia, mas por pouco a congregação cervejeira não conheceu um palco diferente em 2022.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Responsável pela organização, a Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec) consultou a prefeitura de Pomerode sobre a possibilidade de promover o festival na cidade vizinha. Ouviu como resposta que o complexo onde ocorre a Festa Pomerana, a céu aberto, estava disponível.

A sondagem ocorreu semanas atrás em um momento em que o cenário da pandemia era outro bem diferente e ainda inspirava mais cuidados. Na ocasião, promover o festival em um ambiente fechado como a Vila Germânica gerava preocupação.

Como o quadro sanitário melhorou consideravelmente desde então, não houve mais a necessidade de repensar o local, até porque a mudança, se levada adiante, exigiria um esforço grande de adaptação – logística, divulgação etc.

Continua depois da publicidade

Não é segredo que a Ablutec considerou um novo endereço para o festival por causa da crise desencadeada pelo coronavírus. O colega Evandro de Assis noticiou em setembro do ano passado que havia ao menos três opções em análise: a área externa da Vila Germânica, o estacionamento do Vale Auto Shopping, às margens da BR-470, e o campo do Complexo Esportivo do Sesi. Neste último caso, até orçamento de infraestrutura chegou a ser encomendado.

O presidente da Ablutec, Develon da Rocha, gosta da ideia de promover o festival ao ar livre, embora essa alternativa sempre fique refém das condições do clima. Não está descartada a possibilidade dessa opção voltar à mesa a partir de 2023. A área externa da Vila Germânica ainda seria o espaço favorito.

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Leia também

Revitalização da Rua XV de Novembro em Blumenau vai incluir transversais

Continua depois da publicidade

Blumenau faz oferta final pelo Sesi e negócio caminha para um desfecho​

Fechado há 10 anos, antigo galpão da Expofair em Blumenau terá novo destino

As fábricas de Santa Catarina que passaram dos 100 anos e continuam ativas

Casarão antigo de Blumenau é reformado e vai virar minicentro comercial