Os vinhos estrelarão o cardápio, mas a 28ª Festitália também será regada a muita cerveja. Quinze marcas do Vale Europeu participarão do evento, que começa nesta quarta-feira (21) e segue até 2 de julho, sempre de quarta-feira a domingo. Juntas, Alles Blau, Balbúrdia Cervejeira, Belgard, Berghain, Bierland, Borck, Cerveja Blumenau, Container, Das Bier, Holzbier, Omas Haus, Schornstein, Scholer’s Bier, Segredos do Malte e Zehn Bier levarão para a Vila Germânica mais de 50 rótulos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
O grande número de produtores locais de cerveja fará com que a festa que exalta a cultura italiana tenha ares de Oktoberfest artesanal. Em 2022, o evento germânico teve menos marcas do Vale Europeu: foram 12 – sete delas com pontos próprios e um consórcio com cinco microcervejarias que dividiu um oitavo estande. Na Festitália, elas ocuparão o mesmo bar, num modelo colaborativo.
A variedade é fruto de uma parceria que a Associação Vale da Cerveja fechou com a organização da Festitália. A entidade enxergou no evento uma oportunidade para valorizar a diversificação da produção cervejeira da região para além do verão ou das festividades germânicas. E encontrou portas abertas para sustentar uma bandeira própria.
No início do ano, cervejarias da região lideraram um movimento em defesa de uma Oktoberfest artesanal, somente com marcas locais. Apesar da mobilização, a prefeitura decidiu manter o modelo já consagrado, abrindo a concorrência pela festa a grandes multinacionais. Do ponto de vista financeiro, a histórica troca de lances entre Ambev e Heineken, que resultou em um ágio de 80%, acabou sustentando a decisão e representou uma vitória política do prefeito Mário Hildebrandt (Podemos).
Continua depois da publicidade
Embora esteja passando por um processo de reestruturação, a Festitália não terá a mesma quantidade de público e o apelo cultural e comercial de uma Oktoberfest. Mas servirá para o setor cervejeiro local demarcar território e manter acesa a chama da causa.
Leia também
Dona da catarinense Embraco cria nova empresa de peças para carros voadores
Sob a gestão de Kleinübing, BRDE mira parcerias público-privadas
Novo prédio em Blumenau mira Airbnb e quer surfar nos eventos da Vila Germânica
Bunge, que tem unidade em SC, anuncia fusão bilionária com empresa do Canadá
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp