Na reunião desta segunda-feira com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, incluindo o titular da pasta, Lucas Esmeraldino (foto), as entidades empresariais que integram o Cofem pediram que o governo do Estado revogue dois decretos que aumentam o ICMS sobre uma série de produtos, incluindo itens da cesta básica.
Continua depois da publicidade
O grupo também manifestou preocupação sobre a possível retirada de incentivos fiscais de alguns setores produtivos.
O argumento é de que os benefícios mantiveram a economia catarinense competitiva e acima da média, principalmente durante a recessão.
Arrecadação maior
A arrecadação do governo de Santa Catarina com impostos e taxas estaduais, como ICMS e IPVA, atingiu R$ 26,1 bilhões em 2018, alta de 13,3% frente a 2017. Bem acima da inflação – que estava em 4,04% em novembro no acumulado em 12 meses –, portanto.
Só de ICMS, a principal fatia da receita, o recolhimento foi de R$ 19,4 bilhões. Os setores com maior crescimento na arrecadação do tributo foram redes de lojas e restaurantes (+29,3%), automação comercial (+22,7%) e automóveis (17,5%).
Continua depois da publicidade
Confiança
O índice de confiança do empresário industrial catarinense atingiu 68,5 pontos em janeiro, contra 64,7 pontos da média nacional.