Diretores da Kraft Heinz se reuniram recentemente com o secretário da Fazenda de Santa Catarina, Paulo Eli. Um dos pontos da conversa foi a política de incentivos fiscais do Estado à operação da Hemmer, comprada pela multinacional americana em setembro do ano passado. Aos executivos, Eli condicionou a concessão de benefícios – que segundo ele já são dados a alguns produtos – a investimentos em modernização e ampliação da unidade da fabricante de molhos e conservas em Blumenau.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

O secretário revelou o episódio durante passagem pela Acib na última segunda-feira (6). Na ocasião, falava a empresários para ilustrar a necessidade de contrapartidas que justificassem a concessão dos incentivos. À coluna, confirmou a conversa e disse que se tratava de um contato inicial com a diretoria da Kraft Heinz.

A multinacional finalizou em abril a aquisição da Hemmer. O valor do negócio não foi divulgado. Os novos donos ainda não oficializaram os planos para a operação em Blumenau, mas no mercado local existe a expectativa de que novos investimentos turbinem o crescimento da centenária marca.

A Hemmer já planejava uma expansão da fábrica antes mesmo de acertar a venda para a Heinz. A empresa havia comprado um terreno de cerca de 50 mil metros quadrados vizinho às atuais instalações, no bairro Badenfurt, como revelou a coluna logo após a negociação vir à tona.

Continua depois da publicidade

Fora do radar

Ao se mostrar disposta a alugar por até 10 anos um novo imóvel para ampliar as atividades em Blumenau, a UFSC indica que não acredita na possibilidade de ter uma sede própria na cidade, ao menos no médio prazo. Falta caixa para construir algo do zero. De Brasília também não tem vindo sinalização do Ministério da Educação que prove o contrário.

Não rolou

Em 2018, quando a UFSC ainda buscava um terreno para erguer a sede própria, os então candidatos a reitor da Furb cogitaram a possibilidade de a universidade regional, com espaços ociosos, abrigar atividades da federal. Conversas entre as instituições até chegaram a ocorrer, mas a ideia foi descartada.

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Leia também

Reforma em imóvel no Centro de Blumenau prevê laje com estacionamento e restaurante

Continua depois da publicidade

Döhler, de Joinville, vira exemplo positivo em proposta de compra da Teka, de Blumenau

Dona da Dudalina quer trocar parte de dívida bilionária por ações

Geração de emprego em Blumenau cresce pelo quarto mês seguido em abril

Empresas que projetam novo shopping em Blumenau intensificam buscas por investidores​​​​

Passageiro de Blumenau poderá trocar de ônibus sem pagar nova tarifa​​

Projeto prevê condomínio com mais de mil apartamentos em Blumenau