A passagem do ciclone bomba por Santa Catarina nesta semana fez muita gente recorrer a uma aliada que costuma ser lembrada apenas em momentos de pane na rede elétrica. Com casas desabastecidas de energia após o fenômeno climático, velas ajudaram a evitar que milhares de catarinenses ficassem totalmente no escuro. E a grande demanda se refletiu em empresas que fabricam o produto.
Continua depois da publicidade
— A gente sentiu uma procura maior na loja (de fábrica) e os mercados falando que estão com o estoque bem baixo — conta Sheila Reiter, uma das proprietárias da Prema.
Na fabricante de velas e vidros sediada em Treze Tílias, as vendas aumentaram 10% nesta semana, de acordo com Sheila. Mas em outros casos a procura foi ainda maior. Assistente administrativa na Velas Santa Terezinha, de Gaspar, Andressa Wischnewski diz que a empresa vendeu 20 mil unidades em três dias, cinco vezes mais do que a média.
Para dar conta do aumento de pedidos, funcionários precisaram fazer horas extras e a produção será estendida para este sábado (4). A empresa, conta Andressa, também fez algumas doações.
Em Nova Trento, a Trento Química, outra fabricante de velas, viu o estoque zerar nesta semana. A empresa sofreu com a queda de energia, reestabelecida apenas nesta sexta-feira (3).
Continua depois da publicidade
De Canoinhas, a Velas Univel não teve esse problema porque já estava com o estoque reforçado de olho no Dia de Finados, celebrado em novembro – data em que as vendas triplicam, segundo a auxiliar de escritório Jéssica Balão Nunes Ferreira. Os pedidos nesta semana, em função do ciclone bomba, aumentaram cerca de 40%.
— Muitos clientes ficaram com o estoque zerado. Recebemos vários pedidos por telefone, inclusive fora de horário. E as entregas continuam a todo vapor — diz.
O dano no sistema elétrico provocado pelo ciclone bomba foi o maior já registrado na história de Santa Catarina, segundo a Celesc. Nas primeiras horas, 1,5 milhão de unidades consumidoras do Estado chegaram a ficar sem energia.
A empresa mobilizou 300 equipes de eletricistas e informou nesta sexta-feira que 95% do sistema já estava restabelecido – até as 16h35min, no entanto, 123 mil unidades consumidoras continuavam sem luz. A situação deve estar totalmente normalizada apenas no domingo.
Continua depois da publicidade
Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por “Pedro Machado | NSC” dentro do aplicativo.