Na Capital Nacional da Cerveja há espaço também para alguns dos melhores licores do mundo. Mesmo um pouco distante do apelo comercial da bebida que rega a Oktoberfest Blumenau, a Schluck tem encontrado brechas para divulgar a linha de produtos, inclusive dentro da maior festa alemã das Américas. A marca, quarto case da série de reportagens “Fábricas de medalhas”, mantém uma loja na Vila Germânica, onde a freguesia é livre para degustar a linha completa – licores cremosos de doce de leite, chocolate e marula estão entre os mais procurados.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A história da Schluck tem origem em 1945 quando a família fundadora começou a produzir as bebidas, mas somente no início deste século a marca decidiu se abrir mais ao mercado. A empresa mudou de patamar depois da crise sanitária imposta pela Covid-19, diz Marcos Mizoguchi, que atua no desenvolvimento de produtos. O segmento de coquetelaria ganhou corpo desde então e os licores e vermutes, antes associados somente a aperitivos e digestivos, passaram a estar mais presentes em cartas de drinks.
Leia outras reportagens da série
Depois do sucesso com a cerveja, irmãos de SC querem reinventar o consumo de queijo
A fábrica de chocolates de SC que empilha medalhas em competições internacionais
Continua depois da publicidade
Destilaria de SC condecorada no mundo todo busca reconhecimento dentro de casa
— Estamos dobrando o tamanho da empresa desde a pandemia. Aumentou o consumo geral e per capita — diz Mizoguchi.
Além das receitas, neste intervalo a Schluck também mais do que duplicou o portfólio – eram 18 produtos antes da pandemia e agora são cerca de 42. As duas dezenas de medalhas conquistadas em concurso internacionais fizeram a marca ganhar notoriedade não só nos pontos de venda, mas também entre bartenders. Como em outros casos, o reconhecimento alçou a marca.
— Com as premiações, ganhamos atenção de gente que não nos olhava antes — complementa Mizoguchi.
Na vizinha Pomerode, outra fabricante de licores, e que também produz gins artesanais, vem surfando na onda das medalhas. Cinco receitas da Brennstube foram recentemente premiadas no Spirits Competition, competição em Londres que reuniu alguns dos melhores sommeliers, bartenders e especialistas em destilados do mundo. Três licores e um gin faturaram medalha de prata, enquanto um outro tipo de gin, também novidade no portfólio, levou bronze.
Continua depois da publicidade

Leia também
Primeiro debate em Blumenau aponta franco-atirador e “elege” alvo da campanha
Blumenau terá nova feira de negócios de beleza e estética a partir de 2025
Depois do sucesso com a cerveja, irmãos de SC querem reinventar o consumo de queijo
Cidade de SC entre os metros quadrados mais caros do Brasil terá shopping de R$ 100 milhões
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp