A catarinense Zagonel, fabricante de duchas para banho, está reforçando o portfólio. A empresa acertou a compra da operação de chuveiros e torneiras elétricas – segmento em que também já atua – da Dexco, companhia de São Paulo listada na Bolsa de Valores e com negócios fora do Brasil. O valor da transação, anunciada nesta terça-feira (2), não foi divulgado.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Para a Zagonel, a aquisição inclui um pacote com as marcas Corona e Thermosystem, além de uma fábrica em Aracaju (SE) com capacidade de produção de cerca de 12 milhões de peças por ano e dois centros de distribuição: um na capital sergipana e outro em Tubarão, no Sul do Estado.

Em fato relevante divulgado ao mercado, a Dexco informou que a marca Hydra não foi incluída na negociação e que estima um impacto de R$ 100 milhões nos resultados do terceiro trimestre por conta da baixa contábil dos negócios. Segundo a companhia, a venda faz parte da “contínua avaliação estratégica do portfólio”.

A conclusão do negócio ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Continua depois da publicidade

A Dexco produz painéis de madeira industrializada, louças e metais sanitários e revestimentos cerâmicos. Em agosto, a companhia já havia anunciado que deixaria de atuar com chuveiros e torneiras elétricas – apesar de ter mantido a Hydra –, segmento em que entrou em 2012 ao comprar a Thermosystem e que reforçou presença em 2015 ao adquirir a Duchacorona.

Na época, a companhia acrescentou que estava avaliando direcionamentos para o negócio com o apoio de assessoria especializada. O curto espaço de tempo entre os dois comunicados sugere que as tratativas com a Zagonel foram rápidas. Além de chuveiros e torneiras elétricas com as marcas Ducali e Sublime, entre outras, a empresa catarinense também fornece produtos para iluminação profissional e pública.

Quais as maiores empresas de SC

Galeria traz as seguintes informações do Ranking 1000 Valor: posição em 2024, nome da empresa, setor de atuação, receita líquida em 2023, variação de crescimento e posição no ranking em 2023

Continua depois da publicidade

Leia também

Produtora de maçãs de SC que chegou a estar na Bolsa terá bens leiloados após falência

A matemática financeira do DNIT para finalmente terminar a duplicação da BR-470

Atacarejo será novo vizinho do Beto Carrero World em Penha

Bilionário mercado pet será foco de nova feira em Blumenau

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp