Eis um bom exemplo da tão importante interação entre academia e mercado, cada vez mais cobrada no universo corporativo para fazer frente às rapidas mudanças na economia. A Blumenau Iluminação vai passar a vender em todo o Brasil duas luminárias projetadas em 2019 por então estudantes do curso de Design da Furb que venceram um prêmio de inovação.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa
Dos primeiros esboços de produto até o estudo de viabilidade, passando pelo registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), foram mais de um ano e meio. Os autores ganharão royalties sobre as vendas.
Na foto acima, Vinícius Cardoso posa ao lado da criação: uma luminária de chão inspirada em antigas tochas medievais. O outro produto que será comercializado pela empresa é uma luminária pendente elaborada pelo trio Larissa de Oliveira, Letícia Glau e Thabata Figueiredo.
Balanço
A Wanke, fabricante de máquinas de lavar, centrífugas e secadoras de roupa com sede em Indaial, teve receita líquida de R$ 108,8 milhões em 2020, alta de 26% na comparação com 2019.
Continua depois da publicidade
Pedestres
A prefeitura de Blumenau declarou de utilidade pública trechos de 18 imóveis ao longo das ruas das Missões e 2 de Setembro, que serão desapropriados. O objetivo é ampliar calçadas nos dois lados da pita.
Inócuas
Dois projetos de lei, protocolados por vereadores diferentes, querem instituir como essenciais em Blumenau academias, práticas de futebol e atividades físicas. As propostas vêm de Egídio Beckhauser (Republicanos) e Carlos Wagner (PSL), parlamentares que mantêm vínculos afetivos com o esporte.
Na prática, se aprovadas, as leis abririam caminho para livrar os setores de restrições mais rígidas em tempos de pandemia. Mas elas correm o risco de serem inócuas se o governo de Santa Catarina pensar diferente. Na gestão da pandemia, prevalece a hierarquia: municípios não podem adotar regras mais flexíveis do que o Estado.
Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por “Pedro Machado | NSC” dentro do aplicativo.
Continua depois da publicidade