O engenheiro civil Diogo Piloni assumiu o cargo de diretor superintendente técnico da Portonave, que administra o porto de Navegantes. A nomeação consta em ata de reunião do conselho de administração da empresa realizada no dia 3 de abril. A posse ocorreu na mesma data.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Piloni exerceu por pouco mais de três anos, entre 2019 e 2022, durante o governo Jair Bolsonaro, a função de secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura.

O período foi marcado pela autorização de quase R$ 30 bilhões em investimentos em novos contratos de arrendamento e em terminais de uso privado, novo marco da cabotagem e reforma na legislação dos portos, segundo o próprio Piloni destacou ao anunciar sua saída do posto.

Continua depois da publicidade

Logo após deixar o governo, a pedido, Piloni se tornou consultor internacional da Terminal Investment Limited (TIL), empresa do Grupo MSC que controla a Portonave.

Piloni assume o novo desafio em um momento de alta do porto de Navegantes. O primeiro trimestre de 2023 foi o melhor da história da Portonave, com 330 mil TEUs – medida que equivale a contêineres de 20 pés – movimentados, alta de 19% em relação ao mesmo período de 2022.

A empresa também anunciou em janeiro um investimento de R$ 1 bilhão em obras de reforço e melhoria do cais, que permitirão a atracação de navios maiores, com até 400 metros de comprimento.

Continua depois da publicidade

Leia também

WEG fecha acordo para contratar pessoas com deficiência após ser acionada na Justiça

As 5 vagas de tecnologia mais disputadas por empresas de Blumenau e região até 2025

Prédio em Pomerode que já foi da fábrica de porcelanas Schmidt terá novo destino

Na Oktoberfest Blumenau, Ambev decide não mexer em time que está ganhando

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram