O Podemos tem um novo presidente em Blumenau. Fábio Fiedler assume o comando do partido na cidade com a bênção da nova líder da sigla no Estado, a deputada estadual Paulinha, de quem o empresário e ex-vereador já foi assessor na Assembleia Legislativa. Depois de perder o prefeito Mário Hildebrandt para o PL, a legenda busca se reorganizar para as eleições municipais deste ano.
Continua depois da publicidade
NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp
Caberá a Fiedler, que chegou a trabalhar na campanha para a reeleição de Carlos Moisés (Republicanos) em 2022, construir a nominata de vereadores para a eleição de outubro. Uma reunião nesta sexta-feira (15) também começou a alinhar qual caminho o partido deve seguir na majoritária. O Podemos tem hoje dois secretários municipais (Marcelo Lanzarin, na Saúde, e Giselle Chirolli, que comanda a pasta de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto), além de dois vereadores (Cristiane Loureiro e João Beltrame).
Na prática, a sigla integra a base do governo. Mas os ventos da campanha podem mudar isso. Em Florianópolis, por exemplo, o Podemos vai apoiar a reeleição do prefeito Topázio Neto (PSD). Em Blumenau, o PSD deve estar com o Novo, desde já o principal concorrente do PL do recém-filiado Hildebrandt.
A nova direção do Podemos tem como foco estruturar o partido nas 20 maiores cidades catarinenses, de olho nas eleições principalmente para vereadores e já projetando 2026.
Continua depois da publicidade
Leia também
Caçula da família Dudalina abre fábrica de chocolate: “Sonho de criancinha”
Outdoor “anuncia” construção de nova loja da Cooper em Blumenau
Frohsinn de Blumenau vai abrigar exposição da Oktoberfest antes de nova tentativa de concessão
Ranking das 50 marcas mais valiosas do Brasil tem nomes de SC; veja a lista
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp