Tramita na prefeitura de Blumenau um estudo que traz novos detalhes sobre a futura implantação do que deve vir a ser um hotel e dois prédios residenciais nos fundos do Shopping Neumarkt, no Centro. O projeto é do Grupo Almeida Junior, dono do tradicional centro de compras.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
O documento em análise na Secretaria de Planejamento Urbano menciona a construção de três torres de 17 pavimentos em uma área de 13,4 mil metros quadrados na Rua Ingo Hering, lateral ao shopping. Uma delas teria 112 apartamentos e as outras duas, somadas, mais 198, totalizando 310 unidades de um a três quartos, variando entre 41 e 102 metros quadrados.
Ao todo, o investimento contemplaria 40,1 mil metros quadrados de área construída. O material cita que há a possibilidade de uma das torres ser destinada ao uso de hotelaria “conforme o avanço dos estudos”. Este é o plano inicial da Almeida Junior.

Os prédios, com quase 80 metros de altura cada, dividiriam cerca de 150 vagas de estacionamento com o próprio Shopping Neumarkt, alvo de um antigo projeto de expansão. O centro comercial tem 81,6 mil metros quadrados de área e deve ganhar mais 13,8 mil metros quadrados no futuro.
Continua depois da publicidade
Nas projeções da Almeida Junior, os prédios ficariam prontos em 2027. O empreendimento já recebeu, ainda em 2022, o aval do Conselho Municipal de Planejamento Urbano.
Impactos
O estudo de impacto de vizinhança considera que os prédios tenham uma população fixa de até 930 pessoas. Como a Rua Ingo Hering já é estreita e a região tem gargalos de trânsito, o documento sugere algumas medidas para compensar o inevitável aumento do fluxo de veículos.
Uma das principais propostas seria deslocar o semáforo que hoje fica na esquina da Rua 7 de Setembro com a Rua Padre Jacobs para o cruzamento da Rua 7 com a Ingo Hering. Com isso, deve haver novos ponto de ônibus e calçada em frente ao shopping.
Outra medida compensatória prevista é a construção de um mirante no Parque São Francisco.
Leia também
A alternativa para a fábrica da Coteminas em Blumenau nas conversas com a Shein
Continua depois da publicidade
Empresa têxtil de Blumenau muda modelo de negócio e decide licenciar marca
Empresa de Blumenau vai fazer “feijoada na laje” em prédio de futura nova sede
A brecha para a Sommerfest no contrato da Ambev com a Oktoberfest Blumenau
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp