Um estudo divulgado nesta segunda-feira (21) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) indica quais setores da economia de Santa Catarina devem criar mais vagas de emprego nos próximos três anos. No topo da lista está o segmento de logística e transportes (cerca de 281 mil postos de trabalho), seguido pelos ramos de operação industrial, construção, metalmecânico e têxtil e confecções (veja mais detalhes na galeria abaixo).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região no nosso canal do WhatsApp
Os dados do Mapa do Trabalho Industrial revelam ainda um outro desafio enorme para o desenvolvimento catarinense: entre 2025 e 2027, o Estado precisará qualificar quase um milhão de trabalhadores – 953,4 mil, para ser mais exato – para atender a demanda da indústria. Formação inicial, sugere o estudo, não é um grande problema. Por outro lado, 84% desse contingente (802,3 mil profissionais) precisará de treinamento e desenvolvimento específicos.
Mais do que a capacitação, é preciso preparar pessoas para repor aqueles que deixarão o mercado de trabalho formal. Essa qualificação envolve diferentes competências técnicas e comportamentais.
Veja as áreas da indústria de SC que mais demandarão profissionais até 2027
Continua depois da publicidade
A construção do Mapa do Trabalho Industrial segue uma metodologia composta por três etapas. Primeiro, por meio de modelos estatísticos, foram realizadas projeções sobre o futuro do mercado de trabalho, alinhadas com as perspectivas de crescimento da economia.
Depois, selecionou-se o volume de empregos formais projetados para toda a indústria, além de ocupações estratégias em outros setores, como tecnologia e logística, presentes na cadeia produtiva. Por fim, com base nisso, estimou-se a demanda por formação colhida junto a empresários.
Em termos de demanda por formação profissional, Santa Catarina, segundo o estudo, só fica atrás de São Paulo (4,29 milhões de trabalhadores), Minas Gerais (1,6 milhão), Paraná (1,1 milhão) e Rio Grande do Sul (957,7 mil).
Leia também
Artista de SC que transformou ícones da música em garças vai expor em castelo na Alemanha
Eleição para a OAB começa a movimentar bastidores da advocacia em Blumenau
O curioso “rival” do Vovô Chopão esquecido pela memória da Oktoberfest Blumenau
Zagueiro do Penta desembarca na Oktoberfest Blumenau em ação da Bundesliga