Não é preciso inventar a roda para inovar. Alunas do primeiro ano do ensino médio do Colégio Metropolitano de Indaial descobriram no dia a dia como algo simples pode ajudar a transformar a vida das pessoas ao redor – e essa é a essência da inovação.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região no nosso canal do WhatsApp
Julia de Souza Claudio, Yasmin Luiza Felipe e Isabel Nagel criaram uma versão alternativa e inspirada no clássico Uno com cartas em braile. A ideia surgiu depois que elas perceberam que uma colega de escola deficiente visual não conseguia jogar com os amigos.
O jogo adaptado segue as mesmas regras do tradicional, com cartas numeradas de 0 a 9 e outras com ações especiais. A diferença é que as quatro cores – amarelo, azul, vermelho e verde – foram substituídas por formas geométricas – círculo, quadrado, triângulo e hexágono – descritas em braile.
O projeto de Julia, Yasmin e Isabel foi um dos cerca de 120 inscritos na 5ª Feira de Inovação & Empreendedorismo, promovida pela Furb. Com exposições nesta semana no Centro de Inovação Blumenau (CIB), a iniciativa reuniu estudantes dos ensinos fundamental e médio das redes pública e privada de cidades do Vale Europeu, além de universitários.
Continua depois da publicidade
O objetivo foi estimular os jovens a desenvolverem produtos, serviços e modelos de negócios, despertando desde cedo neles o senso de empreendedorismo para causas sociais, ambientais e da economia em geral.
Leia também
Ex-presidente da Malwee se une a sócios para construir apartamentos de até R$ 100 milhões em SC
Empresa de produtos odontológicos investe em nova fábrica em Joinville
Disputa na Câmara de Blumenau une partidos que foram rivais nas eleições
Com mais de 20 terrenos no Litoral de SC, construtora de Blumenau mira expansão à beira-mar