O que hoje é um estacionamento privado ao lado da Rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau, pode se transformar no futuro em um grande calçadão com lojas e dois prédios, um residencial e outro comercial. O projeto existe pelo menos desde 2019 e será apresentado ao Conselho Municipal do Patrimônio Cultural Edificado (Cope) na tarde desta quarta-feira (29).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
A ideia, apurou a coluna, é criar uma espécie de corredor comercial e de convivência entre as ruas XV e a Presidente Getúlio Vargas – algo parecido com o que existe no Calçadão Brueckheimer –, com conexão também com a Travessa Flores Filho. Imagens do projeto que será apresentado ao Cope sugerem que, para isso, um imóvel que existe entre uma loja do Magazine Luiza e a Relojoaria e Ótica Universal precisaria ser demolido.
Veja mais fotos do projeto
Além de um conjunto de salas no térreo, o terreno também receberia dois prédios. Um deles, de 12 pavimentos, teria vocação comercial, para escritórios. Outro, de 20 pavimentos, seria destinado a apartamentos. O empreendimento manteria vagas rotativas de estacionamento, mas que ficariam no subsolo.
Continua depois da publicidade
A análise do Cope representa uma etapa protocolar. Como nos arredores há imóveis tombados, cabe ao conselho avaliar eventuais impactos das novas construções ao patrimônio histórico.
A aprovação do colegiado, que também pode propor mudanças na proposta, não garante que a obra irá acontecer, mas dá ao investidor – uma empresa de empreendimentos e participações – o aval para que a tramitação do processo avance dentro da prefeitura.
Leia também
Casarão histórico no Centro de Blumenau busca um novo inquilino; veja fotos
Varejista marca data para abrir loja em Balnéario Camboriú e mira duas cidades vizinhas
Tradicional marca de colchões terá nova loja em Blumenau
Sobremesas clássicas da gastronomia alemã viram sorvete em Pomerode
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp