A Escola Superior de Cerveja e Malte, com sede em Blumenau, está desembarcando em Portugal. Sete cursos na modalidade de educação a distância, voltados à produção da bebida, serão oferecidos no país lusitano a partir de setembro. A expansão da instituição de ensino, a primeira da América Latina dedicada exclusivamente à cerveja, acontecerá em parceria com a Nortada, cervejaria do Porto onde os alunos poderão ter as aulas práticas.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

Portugal é o quinto país em que a escola terá cursos, e o primeiro na Europa. Fundada em 2014, a instituição também já está presente na Argentina, no Uruguai e no Paraguai. A parceria com a Nortada deve ajudar a desenvolver a educação cervejeira no mercado português, que ainda é tímida. Por lá o consumo ainda está muito concentrado em marcas industrias. Há espaço, portanto, para crescimento das artesanais.

O diretor Carlo Bressiani diz que a internacionalização sempre esteve no planejamento. A expectativa é que a consolidação da presença no Mercosul nos últimos anos abra caminho para formação de professores que falem espanhol, o que permitiria a expansão para outros mercados latinos. Colômbia é um onde já existem conversas.

O fortalecimento da modalidade de EaD já estava nos planos da escola, e a crise do novo coronavírus acabou acelerando essa tendência. A escola montou verdadeiros estúdios de transmissão nos laboratórios com várias câmeras para ministrar aulas pela internet. Vem dando resultado. O faturamento de 2020 até agora está empatado com o de 2019, diz Bressiani. Só nos cursos de férias, realizados em julho, participaram cerca de 470 alunos de 10 países.

Continua depois da publicidade

Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por “Pedro Machado | NSC” dentro do aplicativo.