Consolidado como porta de entrada para jovens entre 16 e 29 anos que querem aprender sobre informática e programação, o programa Entra21, promovido pelo Blusoft em Blumenau, vai oferecer a partir deste ano cursos para pessoas de meia idade (mais de 30 anos) e também idosos. As inscrições, gratuitas, já estão abertas e podem ser feitas no site blusoft.org.br.
Continua depois da publicidade
Segundo o coordenador da iniciativa, Sergio Tomio, 50 das 350 vagas serão destinadas ao novo público. Deste total, 24 pessoas terão aulas especificamente de programação. As outras 26 terão cursos diversos em meio às turmas de jovens. Os critérios de seleção, acrescenta Tomio, serão rigorosos. A ideia é treinar gente de mais idade que realmente esteja disposta a construir uma nova carreira dentro da tecnologia.
A inclusão de alunos mais velhos atende a uma solicitação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo de Blumenau e das próprias empresas que patrocinam a iniciativa. Mesmo em casos de falta de experiência prévia na área, eles são vistos com bons olhos pelo comprometimento profissional. Além disso, as novas regras de aposentadoria farão com que as pessoas tenham de trabalhar por mais tempo. Com isso, a iniciativa também estaria alinhada ao envelhecimento natural da população.
As primeiras turmas com alunos que passarem pelo processo seletivo iniciam as aulas no dia 1º de abril. A programação tem 480 horas-aula ao longo de seis meses, incluindo inglês, alemão, empreendedorismo, educação financeira e desenvolvimento humano.
Neste ano, também houve, a partir de demandas apresentadas por empresas, reformulação na grade, com junção de alguns cursos e criação de novas especializações em programação, mídias digitais e design thinking.
Continua depois da publicidade