A semana que passou trouxe duas boas notícias para o turismo do Vale Europeu. Bem na foto, Blumenau e Pomerode estão em alta na avaliação de viajantes, revelaram pesquisas de alcance nacional. No primeiro caso, um levantamento do Booking.com, uma das maiores plataformas de viagens do mundo, colocou, com base no aumento do número de reservas, a terra da maior Oktoberfest das Américas na lista dos 10 destinos brasileiros que serão tendência em 2023.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Já a mais alemã das cidades brasileiras figurou em uma relação dos 10 melhores destinos do país, segundo ranking da Melhores Destinos, site de promoções de passagens áreas. Neste caso, a avaliação, que contou com a participação de quase 15 mil pessoas, considerou quesitos como custo-benefício, atrações, receptividade, gastronomia e segurança.

Ambas as pesquisas têm a particularidade de levarem em consideração a opinião de quem está em busca de um local para aproveitar momentos de lazer. Na falta de praias, destinos geralmente mais concorridos, cidades como Blumenau e Pomerode recorrem ao turismo ecológico – há fartura de paisagens naturais tão belas quanto a areia e o mar –, à gastronomia, à arquitetura germânica e a experiências que remetem à cultura dos colonizadores europeus, mas com toque brasileiro.

As eleições populares atestam o potencial turístico da região, potencial este muitas vezes subestimado por quem aqui vive. Mais do que um reconhecimento, ambas servem também como alerta. A rede hoteleira ainda pode evoluir e a chegada dos turistas principalmente por terra, pela BR-470 ainda não totalmente duplicada, são desafios para melhor receber quem escolhe o Vale Europeu para passear.

Continua depois da publicidade

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram

Leia também

Software que nasceu em Blumenau conquista prêmio internacional

Grande fábrica de SC vai a leilão por R$ 131 milhões

Ambev demite 50 pessoas da unidade de tecnologia da empresa em SC

Tarifa de esgoto em Blumenau vai aumentar em meio ao atraso nas obras de cobertura