O Vale do Itajaí voltou a emplacar representantes na lista das 150 Melhores Empresas para Trabalhar, tradicional ranking elaborado pela Revista Você S/A em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA). Estão na lista na edição 2019, divulgada nesta terça-feira, a Kyly, de Pomerode, na categoria Indústrias Diversas, e a Zen S/A, de Brusque, em Indústria Automotiva. A multinacional Bunge, que no Brasil tem sede em Gaspar, aparece na relação das melhores no Agronegócio.

Continua depois da publicidade

Outras empresas que não nasceram nem têm sede no Vale, mas mantêm negócios na região, também figuram na relação. São os casos da WEG e da Schneider Eletric, ambas listadas na categoria Indústrias Diversas e com unidades em Blumenau, e da Votorantim, que mantém uma fábrica de cimento em Vidal Ramos.

O Norte do Estado está representando por empresas como Tigre (Construção Civil), Termotécnica (Fabricantes de Embalagens) e Fundação Pró-Rim (Serviços de Saúde), todas com sede em Joinville. Unesc e Portinari, ambas de Criciúma, Intelbras, de São José, e Sicoob de São Miguel completam o time de catarinenses no ranking.

A edição deste ano da pesquisa teve a participação de 500 empresas, que se inscreveram voluntariamente para serem analisadas. Mais de 250 mil funcionários responderam à pesquisa, segundo a própria revista. O levantamento inclui 21 setores da economia e a classificação final se baseia no Índice de Felicidade no Trabalho (IFT).

O indicador, que vai de 0 a 100, leva em consideração a avaliação que os colaboradores fazem da organização, com peso de 65%. Numa segunda etapa, as práticas das companhias são analisadas pela FIA e pela Você S/A, com peso de 35%. O ranking é considerado um dos principais termômetros de políticas de gestão de pessoas do país.

Continua depois da publicidade

A relação completa das empresas está disponível aqui.