Empresários já começaram a elencar as prioridades do Vale do Itajaí para o movimento Voz Única. A iniciativa da Facisc, a federação das associações empresariais catarinenses, foi lançada no fim de abril e reunirá as principais demandas regionais para o crescimento e o desenvolvimento do Estado com vistas às Eleições 2022.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
Sem nenhuma surpresa, o grande apelo do Vale segue sendo a melhoria da infraestrutura logística. A coluna apurou que a lista local de desejos inclui a conclusão de obras rodoviárias, notadamente a duplicação da BR-470 – incluindo acessos da rodovia aos municípios –, alças de acesso na BR-101 em Brusque e em Itajaí e o prolongamento da Via Expressa em Blumenau.
A relação ainda contempla a implantação de uma pista de cargas no Aeroporto de Navegantes, a complementação das obras da bacia de evolução do Rio Itajaí-Açu – essencial para a atividade portuária –, a extensão do projeto de corredor ferroviário catarinense até a região e o aumento do efetivo das polícias civil e militar.
Quem tem boa memória reconhece a lista. São demandas históricas. A grande maioria é pauta frequente, sobretudo em ano eleitoral – em 2018 os pedidos foram os mesmos. Algumas delas tiveram bom avanço nos últimos quatro anos, entre elas a duplicação da BR-470, mais recentemente turbinada com dinheiro do Estado.
Continua depois da publicidade
Por outro lado, a repetição de prioridades escancara a morosidade do poder público em desatar os nós que amarram o crescimento da região.
A lista completa de reivindicações vai constar em uma cartilha da Facisc que deve ficar pronta em julho. O documento então será encaminhado a partidos e políticos que disputarão as eleições 2022.
Aliás
Uma das poucas novidades na lista que virá do Vale será o pedido por melhorias na gestão da educação pública. Empresários entendem que é preciso aprimorar a base para amenizar o problema da falta de mão de obra qualificada que preocupa os mais diversos setores da economia. Esta inclusive tem sido uma das bandeiras da atual gestão da Associação Empresarial de Blumenau (Acib).
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram
Continua depois da publicidade
Leia também
Chope será mais caro na volta da Oktoberfest Blumenau
Novo condomínio em Blumenau com 250 apartamentos está em análise na prefeitura
WEG planeja investimento milionário para ampliar fábrica de Blumenau
Negócio que envolve sede própria da Câmara de Blumenau esbarra em conselho
Honda monta fábrica em Santa Catarina
Havan capta R$ 550 milhões em primeiro movimento no mercado de capitais
Venda de empresa de TI de Blumenau pode sair por mais de R$ 600 milhões
Rede de lojas vai fechar unidade em Blumenau e culpa alta de custos
Retirada de decoração revela “tesouro” escondido na Vila Germânica em Blumenau