O empresário e administrador Eduardo Pfützenreuter, de 35 anos, vai se tornar no próximo sábado (1º) o mais jovem governador do Rotary em atividade no mundo. Natural de Blumenau, ele será empossado para liderar o Distrito 4652, que compreende 108 clubes e um raio de 144 cidades de Santa Catarina – com presença física em 62 delas –, numa área que vai da região litorânea até a BR-116, no Oeste. A cerimônia está marcada para as 19h no Tabajara Tênis Clube.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Pfützenreuter já havia sido eleito em agosto de 2020. Nos últimos três anos, foi sendo preparado para assumir o cargo – o prazo longo de capacitação é praxe dentro da instituição. À frente do Distrito 4652, o maior do Brasil em clubes e o segundo maior em associados, ele irá representar pouco mais de 2,2 mil rotarianos.
–– É um grande desafio liderar líderes – resume à coluna.
O Rotary é uma instituição global, presente em mais de 200 países, que reúne líderes comunitários e empresariais sob o lema “dar de si antes de pensar em si”. Tem viés voluntário e abraça causas sociais das regiões onde atua, mas também trabalha em áreas de desenvolvimento pessoal. Um dos pontos fortes do grupo é a ampla rede de contatos, que serve de ponte para a construção de relacionamentos.
Continua depois da publicidade
Pfützenreuter tem 19 anos de história rotariana. Começou cedo em grupos voltados para adolescentes e jovens. Mais tarde, foi membro fundador do Rotary Club de Blumenau Fritz Müller, do qual também foi presidente. Para chegar ao cargo de governador do distrito, precisou candidatar-se e passar por uma aprovação interna. Não chegou a ocorrer uma eleição com outros concorrentes.
No exercício da função, ele terá como missão ser um interlocutor do topo da estrutura do Rotary, incentivar projetos e coordenar os trabalhos dos 108 clubes da base distrital. O mandato será de um ano.
À coluna, ele revelou que algumas das principais ações devem focar na saúde mental dos associados e da comunidade, orientação que vem da gestão internacional da instituição. A abertura de cinco a 10 novos clubes, incluindo cidades onde o Rotary ainda não tem presença física, também está no radar.
Leia também
Marça suíça de chocolates que tem Roger Federer como embaixador vai abrir quarta loja em SC
Continua depois da publicidade
Líder no mercado de batata frita no Brasil fecha patrocínio com a Oktoberfest Blumenau
Com sede em SC, maior produtora de ovos do Brasil compra concorrente paulista
O que o Censo 2022 revela a dois importantes setores da economia de SC
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp