O presidente da catarinense Unifique, Fabiano Busnardo, foi homenageado nesta quarta-feira (7) em um evento do Ministério das Comunicações, em Brasília. O empresário integrou uma relação de 50 pessoas e instituições reconhecidas por contribuírem com o avanço da tecnologia 5G no Brasil. Ele recebeu a honraria das mãos do ministro Fábio Faria.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
Em novembro de 2021, a Unifique venceu, ao lado da paranaense Copel, o lote do leilão do 5G que abrange Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A empresa de Timbó ficou responsável por levar a nova geração de rede de internet imóvel para cerca de 250 municípios catarinenses e 423 gaúchos.
Também em novembro do ano passado, a coluna contou a história da Unifique, que nasceu com um computador na era da internet discada. Busnardo, natural de Rio do Oeste e que em 1997 ainda era um jovem universitário da Furb, abriu a empresa ao vislumbrar o potencial da ferramenta que começava a invadir o meio acadêmico.
— Claro que eu nunca sonhei na época que iria chegar na proporção que chegou hoje. Mas eu imaginei que seria uma boa ferramenta para quem estudava, para trocar informações e principalmente para as empresas, em um primeiro momento — disse o executivo na época.
Continua depois da publicidade
De lá para cá a Unifique cresceu e se tornou uma das principais empresas de telecomunicações do Brasil. Em julho de 2021, a empresa captou pouco mais de R$ 800 milhões na estreia na Bolsa de Valores. Desde então, vem avançando no mercado com aquisições de provedores menores, ampliando a base de acessos.
Leia também
Unimed recebe proposta para vender antigo hospital de Timbó
Fiesc pede R$ 100 milhões ao governo para liberar BRs interditadas pelas chuvas em SC
Réveillon de Blumenau terá queima de fogos em três locais
Investidores estrangeiros sondam Blumenau para construir hotel e cervejaria