A Komdelli, indústria de Tijucas forte na venda principalmente de salmão, foi vendida para a gaúcha Frumar, que atua na importação e distribuição de pescados nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. A operação, avaliada em mais de R$ 50 milhões, cria um dos cinco maiores negócios de processamento e distribuição deste tipo de produto no país, segundo anúncio feito pela compradora.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Com a aquisição, fruto de 10 meses de negociações, a Frumar vai ampliar em 10 vezes a capacidade de produção de pescados, para mais de 800 toneladas por mês. O reforço deve impulsionar o faturamento do grupo para mais de R$ 670 milhões neste ano, estima o diretor Éderson Krummenauer. O montante, se confirmado, representará um crescimento de 66% na comparação com as receitas de 2022.
A incorporação vai permitir que a Frumar atinja uma participação de 10% no mercado nacional de salmão, calcula a empresa. Os cerca de 150 funcionários da Komdelli serão mantidos – o grupo passa a contar com mais de 350 colaboradores –, assim como a marca.
“Com este movimento, a Frumar ganha uma maior relevância em toda cadeia e passa a processar e produzir produtos de maior valor agregado com acesso direto ao consumidor final, buscando construir uma marca forte e duradoura”, destacou Krummenauer em comunicado.
Continua depois da publicidade
A empresa catarinense tem uma área industrial de 28 mil metros quadrados e área frigorífica de 7,2 mil metros quadrados. Próxima do polo pesqueiro e portuário de Itajaí, ela abre oportunidades para a Frumar ampliar a produção e avançar no mercado externo. A unidade de Tijucas se somará as de São Leopoldo (RS), Porto Alegre (RS), Passo Fundo (RS), São Paulo (SP) e Itapema.
Aliás
A Komdelli pertencia ao Grupo Komlog, que está em recuperação judicial. A venda da unidade de pescados faz parte do processo de reestruturação do negócio.
Leia também
“Risadas” sinalizam novo destino de ponto em shopping de Blumenau
Heineken também é desclassificada e dá sobrevida à Ambev na batalha pela Oktoberfest Blumenau
Blumob planeja usar casa histórica para instalar nova sede em Blumenau
Giassi apresenta projeto de novo supermercado com centro comercial em SC
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram