Menos de dois anos depois de finalizar a construção de um novo galpão no parque fabril, a Blumenau Iluminação planeja mais uma ampliação na fábrica. Já está nos planos da empresa uma estrutura adicional de três mil metros quadrados, que será usada para produção, armazenamento de mercadorias e distribuição. Com isso, a planta no bairro Passo Manso passará a ter 15 mil metros quadrados.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
A expansão estava mapeada desde que o último galpão foi construído, mas foi acelerada diante do bom momento vivido pela empresa, diz o presidente Renato Medeiros. Entre 2018 e 2021, a Blumenau dobrou o faturamento. Para este ano, a estimativa é que a receita chegue a R$ 300 milhões.
Parte desse crescimento se deve a mudanças de comportamento do consumidor durante a pandemia. O período de restrições sanitárias fez as pessoas olharem mais para dentro de casa, observa Medeiros. Luminárias e artefatos de iluminação, os principais itens produzidos pela Blumenau, passaram a ser vistos também como objeto de decoração.
A nova ampliação deve começar a sair do papel somente em 2023, pondera o presidente. A empresa prefere aguardar a estabilização da economia e o panorama do país após as eleições presidenciais para acelerar o projeto. O investimento está calculado em pelo menos R$ 8 milhões na cotação de hoje, mas pode variar de acordo com o preço dos insumos da construção civil até lá.
Continua depois da publicidade
Dona de três marcas – Blumenau, Germany e Infinity –, a empresa importa lâmpadas e outros tipos de componentes da China, mas desenvolveu uma ampla linha interna de luminárias, que hoje representam 30% do faturamento. Com quase 200 funcionários e um time de 150 representantes comerciais, exporta para 10 países da América Latina e está completando 44 anos de mercado.
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram
Leia também
Casa onde nasceu a Dudalina deve virar museu e retomar vocação original de comércio
Antiga Casa Royal no Centro de Blumenau deve dar lugar a dois novos prédios
WEG anuncia ampliação de fábrica em MG com geração de novos empregos
Oktoberfest Blumenau 2022 já tem venda recorde de ingressos antecipados
Blumenau analisa condomínio de 480 apartamentos na rua da Hemmer
Tupy busca recursos para financiar compra milionária de empresa