Nem só de notícia ruim, felizmente, vive a economia de Blumenau em tempos de pandemia. Mesmo com a crise, a Pamplona Iluminação, dona das marcas Blumenau e Germany, está tirando do papel um plano de expansão. O parque fabril da empresa, de 11 mil metros quadrados, vai ganhar um novo galpão, de cerca de 1,8 mil metros quadrados. O espaço será dividido entre produção e depósito, explica o diretor Renato Medeiros.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa
O investimento projetado é de R$ 6 milhões e inclui ainda um novo showroom. A obra está em fase de terraplanagem. A expectativa de Medeiros é de que tudo esteja pronto até o final de novembro. A fabricante de luminárias chegou a demitir cerca de 20 pessoas no início da quarentena, mas as vagas já foram repostas e outras devem surgir com a ampliação do parque fabril.
A Pamplona tem uma linha ampla no segmento de iluminação. Cerca de 80% dos produtos vendidos são luminárias e lâmpadas importadas da China e é difícil concorrer em preço com itens básicos feitos pelos asiáticos. Por isso a empresa está apostando em design e peças de maior valor agregado, para ganhar espaço no mercado nacional com produtos próprios. O objetivo, diz Medeiros, é dar mais equilíbrio a essa balança.
Hoje a Pamplona tem capacidade para produzir até 3,5 mil peças por dia. Com a expansão, a capacidade fabril deve aumentar em cerca de 20%. A empresa, que tem em torno de 140 funcionários, projeta crescimento de 20% neste ano.
Continua depois da publicidade
Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por “Pedro Machado | NSC” dentro do aplicativo.