Citada como ré na ação que pede a demolição do Grand Trianom, luxuoso edifício residencial de 35 andares construído no bairro Ponta Aguda, em Blumenau, a construtora e incorporadora Planolar alega que não é a dona da obra. Segundo o diretor Airton Picolli, a empresa apenas administrou a construção após ser contratada pelo condomínio constituído pelos moradores.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
— A Planolar foi apenas a administradora da obra. Os executores foram as empresas contratadas pelo condomínio dos aderentes — sustenta Picolli, que acrescenta que, nesta condição, a Planolar somente cumpriu com obrigações administrativas.
Prédio de luxo de Blumenau condenado à demolição é candidato a “novo edifício América”
A defesa da companhia já havia ressaltado que o prédio foi erguido por meio do sistema de administração, quando os próprios futuros moradores assumem a responsabilidade pelo empreendimento.
Continua depois da publicidade
Picolli rebate interpretações que surgiram nas redes sociais desde que o caso veio à tona de que a Planolar teria empreendido de “má-fé” e lesado condôminos. O executivo diz que, mesmo não sendo a proprietária do edifício, a empresa aguarda o desenrolar da discussão.
— (A Planolar) entende que o condomínio Grand Trianon executou de boa-fé a obra em seu próprio terreno, com todas as licenças dos órgãos ambientais e municipais – argumenta.
Para o empresário, a demolição “beira o desatino”, já que a área é ocupada desde 1949, anos antes da instituição do Código Florestal, e a construção foi aprovada pela prefeitura.
A decisão que determina a demolição foi proferida pela 1ª Vara Federal de Blumenau, que entendeu que o edifício estaria irregular por ter sido erguido em área de preservação permanente. Mas ainda é passível de recurso em tribunais superiores. A Planolar, o condomínio e a prefeitura, todos citados na ação, já informaram que irão recorrer da sentença.
Continua depois da publicidade
Leia também
Multinacional do Canadá compra empresa de genética animal de SC
Deslizamento em Blumenau pode ter desenterrado objetos soterrados em 2008
Prédio de luxo de Blumenau condenado à demolição é candidato a “novo edifício América”
Blumenau define data para iniciar construção de boulevard na Vila Germânica
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp