Acesso rápido a crédito barato, maior controle do estacionamento rotativo no Centro e em bairros mais populosos, segurança para lojistas e clientes, benefícios fiscais e combate ao comércio irregular são algumas das principais demandas do varejo de Blumenau que a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) está apresentando aos candidatos a prefeito nas Eleições 2020.

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Com certa discrição, a entidade elaborou uma carta listando 22 ações que beneficiariam os setores de comércio e serviços da cidade. Internamente, o documento é tratado como sugestivo, sem caráter de cobrança. Tanto é que ele está sendo entregue somente aos candidatos que já procuraram a CDL, casos, até agora, de João Paulo Kleinübing (DEM), João Natel (PDT), Mario Hildebrandt (Podemos) e Odair Tramontin (Novo).

Além de ações específicas voltadas ao segmento varejista, a carta também faz menções à estrutura de gestão municipal. Pede uma reforma administrativa com foco em eficiência e redução de despesas, maior envolvimento do poder público na articulação de campanhas promocionais e até mesmo a criação de conselhos consultivos, dando voz às entidades nas decisões tomadas pela prefeitura.

O documento é assinado pelo presidente, Helio Roncaglio. Ele defende que “somente a livre iniciativa e um mercado com menos tutela do Estado são capazes de gerar mais riqueza e bem-estar para toda a sociedade”.

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“Da nossa parte, não pedimos muito: o que o empresário precisa é de menos amarras para empreender, segurança no trabalho e um governo atento às necessidades estratégicas para o setor”, acrescenta.

Confira o documento na íntegra:

PROTOCOLO DE COMPROMISSOS COM O COMÉRCIO DE BLUMENAU

A CDL Blumenau é uma das entidades empresariais mais representativas do estado de Santa Catarina, figurando entre as mais importantes em termos de número de empresas filiadas. Com cerca de 2.000 associados, num quadro formado por lojas, centros comerciais, prestadores de serviços, shoppings, microempreendedores individuais (MEI) e profissionais liberais, a entidade visa fortalecer e atender aos interesses do seu quadro associativo e da comunidade, além de contribuir para o desenvolvimento social e econômico de toda a região.

Sabemos que o novo ciclo que virá, será crucial para a economia brasileira. A atividade comercial – que responde por 12,7% do PIB, mais até que a indústria de transformação – é peça fundamental nesta engrenagem e, junto com a expansão do consumo, tem chance de ser um dos motores da retomada. Somente a livre-iniciativa e um mercado com menos tutela do Estado são capazes de gerar mais riqueza e bem-estar para toda a sociedade. Da nossa parte, não pedimos muito: o que o empresário precisa é de menos amarras para empreender, segurança no trabalho e um governo atento às necessidades estratégicas para o setor.

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Dito isto, sugerimos algumas ações para garantir a manutenção e as condições necessárias para o exercício das atividades referentes aos setores de comércio e serviços, estes tão importantes para a economia de nossa cidade:

1) Nosso maior entrave continua sendo o crédito. É muito mais difícil de empreender numa economia em que o custo do dinheiro está muito além do retorno médio propiciado por qualquer investimento produtivo. Promover ao comerciante blumenauense possibilidade de crédito ágil, barato e orientado através de parcerias com entidades especializadas no setor;

2) Controles mais modernos e efetivos para estacionamento na região central e nos bairros de grande mobilidade, aperfeiçoando nosso estacionamento rotativo (Área Azul);

3) Segurança e monitoramento com câmeras em áreas estratégicas da cidade;

4) Campanhas cíclicas reforçando todas as vantagens do consumo local;

5) Taxação impostos (revisão). Por exemplo, promover desconto/redução sobre IPTUs de imóveis locados e ocupados (com alvará) ou com IPTUs majorados de imóveis desocupados, sem atividade e sem alvarás de funcionamento, com o objetivo de incentivar, desta forma, que os proprietários facilitem a locação destas construções;

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6) Cultura da cooperação: criar uma cultura de cooperação para o desenvolvimento do comércio. O movimento tem que ser composto por governo, entidades financiadoras, entidades de classe e empresários. Por exemplo, promover um ambiente propício e criar condições para que os estabelecimentos comerciais, restaurantes e afins possam operar em datas e horários que atendam às necessidades dos consumidores, especialmente em períodos com grande movimentação de turistas na cidade, com atendimento em finais de semana e em horários ampliados;

7) Preservação do patrimônio: o patrimônio histórico e cultural local precisa ser valorizado, para criar um atrativo de público para as regiões dos entornos;

8) Renovação urbana e social: prover condições urbanísticas e sociais. A infraestrutura das ruas precisa atrair o público e o ambiente social deve estar livre de problemas sociais;

9) Políticas públicas de incentivo: que reduzam impostos das áreas a serem revitalizadas e/ou ocupadas por estabelecimentos comerciais, que financiem reformas e outros investimentos necessários à melhoria dos negócios;

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10) Garantia de segurança, conforto e comodidade para o consumidor: a segurança é fundamental para o sucesso do comércio local. Um local bem iluminado, com policiamento, serviços de transporte bem estruturados, boas condições de estacionamento e circulação de pedestres são essenciais;

11) Eventos como estratégia de desenvolvimento: definir verbas, dentro do orçamento anual da prefeitura, para fomento na captação de eventos de grande e médio porte (congressos, feiras, esportivos) para Blumenau e promover políticas de investimento em estratégias de estímulo ao turismo de eventos, que contribui econômica e socialmente, gerando receitas e inserindo pessoas no mercado de trabalho;

12) Participar efetivamente na articulação de campanhas da CDL Blumenau (Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Natal, entre outras), visando fomentar o comércio e o turismo;

13) Fomentar a parceria público-privado para criação e administração dos calçadões, praças e logradouros comerciais, bem como realizar a construção/manutenção e conservação de banheiros públicos nas praças;

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14) Explorar o potencial turístico de locais específicos da cidade, à exemplo do Rio Itajaí-Açu, e criar atrativos para estes pontos, além de promover a manutenção e o incentivo aos atrativos turísticos já existentes na cidade;

15) Estabelecer maior rigor na fiscalização dos estabelecimentos ilegais e/ou irregulares em relação à documentação junto à prefeitura;

16) Manutenção do CAT (Centro de Atendimento ao Turista) nos acessos à cidade de Blumenau com recursos de pessoal e materiais gráficos de divulgação, além de projetos de revitalização para atendimento personalizado nesses locais junto à prefeitura;

17) Faz-se importante também a criação de um espaço único e específico para os artesões blumenauenses, que hoje confeccionam e vendem seus produtos em calçadas, de forma nada atrativa para o turista. Desta forma, os artesãos poderiam ofertar seus produtos em um local específico para esta finalidade, por exemplo, em uma praça ou quiosques localizados em rotas turísticas;

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18) Implantar programas de redução da informalidade e medidas de repressão ao comércio ambulante irregular;

19) Não conceder alvará especial para venda em ruas, praças ou áreas locadas temporariamente de produtos que podem ser encontrados no comércio formal/local;

20) Total transparência nos gastos e investimentos públicos e criação/manutenção de mecanismos eficientes no combate à corrupção;

21) Promover reforma administrativa com foco em maior eficiência e redução de despesas na estrutura do poder executivo municipal;

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22) Criação de conselhos consultivos com objetivo de possibilitar a participação das entidades nas decisões do poder executivo municipal.

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