A Associação Empresarial de Blumenau (Acib) começou a convocar partidos políticos que disputarão as eleições municipais deste ano para uma roda de conversas. A entidade quer entender as pretensões das legendas, avaliar a nominata de vereadores e contribuir com a construção de planos de governo.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

Presidentes de siglas como DEM e PSD, que devem formar dobradinha com João Paulo Kleinübing e Ronaldo Baumgarten Jr., já foram ouvidos. Lideranças do Podemos, do prefeito e candidato à reeleição Mario Hildebrandt, serão as próximas.

Pelo menos três pontos estão sendo cobrados pela classe empresarial: enxugamento de gastos na estrutura do Executivo, redução de custos na Câmara de Vereadores e participação das entidades nas tomadas de decisões, com criação de conselhos consultivos.

Como as candidaturas ainda estão sendo definidas, esse primeiro contato é mais uma sondagem, mas serve também para estabelecer desde já um canal de diálogo com os pretendentes a ocupar cargos públicos.

Continua depois da publicidade

Nas eleições de 2016, entidades empresariais de Blumenau apresentaram carta aos candidatos com propostas para redução de custos da estrutura pública, entre elas diminuição do número de secretarias e do duodécimo repassado à Câmara de Vereadores. Colheram assinaturas de compromisso, mas as discussões avançaram pouco nesse período.

Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por “Pedro Machado | NSC” dentro do aplicativo.