Blumenau não terá segundo turno na disputa para a prefeitura em 2024, mas uma outra eleição já movimenta os bastidores de uma das mais influentes categorias profissionais da cidade neste mês de outubro. Pelo menos três grupos se articulam de olho no comando da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O prazo para o registro de chapas termina na próxima quarta-feira (23). A eleição será em 22 de novembro.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região no nosso canal do WhatsApp

O atual presidente da OAB Blumenau, Rodrigo Soethe, não será candidato à reeleição, mas vai apoiar o grupo da situação liderado por Eduardo Creuz, que terá Rosana Hasse como vice – a chapa foi registrada na quarta-feira (16).

Outro grupo se movimenta em torno de Aurélio Miguel Bowens da Silva, que já foi candidato à presidência da subseção em outras oportunidades. Uma terceira chapa, que se intitula como independente, será encabeçada por Pedro Cascaes Neto, com a ex-presidente Maria Teresinha Erbs como vice. O registro também ocorreu na última semana.

Como pano de fundo da disputa, há discussões sobre interferências externas na atuação da categoria, o encaminhamento da sucessão na seccional catarinense, críticas a um suposto aparelhamento em tribunais e governos e busca por autonomia política e representatividade. Ou seja, cardápio farto para uma eleição de uma entidade que representa 3,4 mil advogados de Blumenau e Pomerode.

Continua depois da publicidade

Leia também

O curioso “rival” do Vovô Chopão esquecido pela memória da Oktoberfest Blumenau

Zagueiro do Penta desembarca na Oktoberfest Blumenau em ação da Bundesliga

Blumenau recorre a novo parcelamento para pagar dívidas previdenciárias

Renomada grife Hugo Boss vai abrir terceira loja em SC