Em tese, o futuro prefeito de Blumenau não deverá ter problemas na relação com a Câmara de Vereadores. Nove dos 15 vereadores eleitos para a próxima legislatura integram a megacoligação (PL, PP, União, Republicanos, PSDB, Cidadania, MDB e PRD) que elegeu Egidio Ferrari (PL) em primeiro turno neste domingo (7). Já na largada, o delegado de polícia terá maioria folgada para aprovar os projetos de governo e administrar os ânimos do Legislativo.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Pelo histórico de atuação do atual Parlamento, não seria surpresa se esse grupo ganhasse ainda a adesão da bancada feminina. Embora seus partidos tenham disputado a majoritária em campos opostos, Cristiane Loureiro (Podemos) e Silmara Miguel (PSD) votaram várias vezes junto com a gestão de Mario Hildebrandt (PL) nos últimos quatro anos. Até hoje elas não demonstraram ter um perfil exatamente combativo e crítico do grupo político que vem governando a cidade.

O recado que o eleitor de Blumenau deixa nas urnas em 2024

Vitória de Egidio Ferrari no primeiro turno em Blumenau pega adversários de surpresa

Continua depois da publicidade

Neste contexto, as duplas do Novo (Diego Nasato e Bruno Win) e PT (Adriano Pereira e Jean Volpato) emergem como a “oposição raiz” da próxima legislatura. É provável, aliás, que os quatro fiquem à margem da eleição para a Mesa Diretora e distantes das principais comissões internas, que ditam o ritmo de trabalho da Câmara. Restará o discurso na tribuna para que se mantenham em evidência.

Apesar dos pesares, Novo e PT têm algo a comemorar nas eleições em Blumenau

Essa é a leitura teórica de momento, ainda no calor dos resultados deste domingo. Haverá, entre os vereadores, articulações por espaços e protagonismo – não só no Legislativo, mas também dentro do Executivo. A disputa por influência política costuma não contemplar todos os interesses, ainda mais com tantos partidos envolvidos, e não é raro alianças construídas durante a campanha se romperem ao longo do mandato.

Leia também

Candidatos à reeleição na Câmara de Blumenau gastam cinco vezes mais na campanha que os sem mandato

Segurança da Oktoberfest Blumenau 2024 terá cão-robô e “BBB” reforçado com nova tecnologia

Candidatos protagonizam filme repetido e monótono no derradeiro debate em Blumenau

Como é por dentro o luxuoso prédio de Balneário Camboriú com acesso exclusivo a shopping

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp