A Zamp, operadora do Burger King e do Popeyes no Brasil, anunciou nesta quinta-feira (6) um acordo para a compra do Starbucks no país. O contrato foi firmado com a SouthRock, empresa responsável pela rede de cafeterias no mercado nacional e que passa por problemas financeiros, que desencadearam um pedido de recuperação judicial no fim do ano passado para renegociação de dívidas de R$ 1,8 bilhão.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Em fato relevante divulgado ao mercado, a Zamp informou que o preço base acordado para a aquisição dos ativos da Starbucks no Brasil é de R$ 120 milhões. O valor ainda está sujeito a ajustes, considerando a quantidade de lojas que será efetivamente adquirida – são 140 no mercado nacional – e os níveis de estoques na data do fechamento da transação.
A Zamp informou ainda que a operação será efetuada por meio de um processo competitivo, com propostas fechadas. Ou seja, outros eventuais interessados na rede de cafeterias podem fazer ofertas, mas a Zamp tem a prerrogativa de igualar as propostas e de ser indenizada caso não seja a vencedora.
Além da habitual análise do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o negócio ainda depende de autorização da Justiça, justamente pelo fato de a SouthRock estar em recuperação judicial, e da celebração de contratos definitivos com a matriz da Starbucks, nos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
A companhia anunciou ainda que já chegou a um acordo com a Starbucks Corporation quanto aos termos e condições dos principais contratos que deverão ser celebrados para a exploração da marca e desenvolvimento das operações Starbucks no território brasileiro.
Leia também
Hospital eleito o melhor de SC alega prejuízos e corre para manter serviços do SUS
Blumenau encaminha solução para o Concurso e o Festival Brasileiro da Cerveja
Marcelo Greuel deixa a Secretaria de Turismo de Blumenau e fica livre para as eleições
À espera de Maria Regina, PL olha para o banco e manda Patrícia Lueders aquecer
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp