A Almeida Junior, dona de seis shoppings em Santa Catarina, entrou com pedido de registro de companhia aberta na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O processo foi autuado nesta quinta-feira (24) e agora está sendo avaliado. A empresa, no entanto, não apresentou nesse momento um pedido de análise para oferta pública de papéis, segundo informações divulgadas pelo jornal Valor Econômico.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Não é de hoje que o grupo, que controla centros comerciais em Blumenau (Neumarkt e Norte), Balneário Camboriú (Balneário), São José (Continente), Joinville (Garten) e Criciúma (Nações), flerta com a possibilidade de abrir capital. Em fevereiro do ano passado, a Almeida Junior apresentou uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês).

Na época, a companhia informou no prospecto que os recursos a serem levantados seriam destinados para expansões de três shoppings (Norte, Garten e Continente), fortalecimento de capital e pagamento de dividendo extraordinários, mas deixou em aberto o total que pretendia captar. O documento também revelava a intenção de aquisições de participações em outros shoppings.

A pandemia, no entanto, esfriou os planos de entrar na Bolsa. Por outro lado, a crise sanitária acelerou a transformação digital do grupo, que em novembro passado lançou um marketplace corporativo – uma plataforma online que reúne produtos disponíveis nos shoppings.

Continua depois da publicidade

A Almeida Junior lidera o segmento de shoppings em Santa Catarina, com cerca de 70% do mercado catarinense, e já foi alvo de especulações de uma possível venda para a brMalls, o que foi negado. Segundo informações do prospecto apresentado em 2020, os seis empreendimentos somam 223 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL), têm áreas pré-aprovadas para expansão e somam mais de 1,5 mil lojas.

Leia também:​

Cooper vai investir em lojas menores para acelerar expansão

Gisele Bündchen posa com conjunto de yoga criado por designer de Blumenau

Blumenau avalia impacto de obra de condomínio com 270 apartamentos no bairro Fortaleza

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram