A Dexco, dona das marcas de revestimentos cerâmicos Ceusa e Portinari, que mantêm fábricas em Criciúma e Urussanga, anunciou sucessão na presidência. O executivo Raul Guimarães Guaragna, atual vice-presidente da unidade de negócios de Louças, Metais e Revestimentos do grupo, vai substituir Antonio Joaquim de Oliveira no cargo a partir de abril de 2025, ocasião em que Oliveira atingirá o limite de idade para permanecer na função.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região no nosso canal do WhatsApp

Em fato relevante divulgado ao mercado, a Dexco informou que o processo sucessório é fruto de uma escolha estrutura desenvolvida ao longo dos últimos 12 meses. “Esta nomeação visa a continuidade da liderança e a manutenção do alto padrão de governança corporativa da empresa”, destacou a companhia.

Fábrica de duchas de SC compra marcas de chuveiros e torneiras de concorrente

Guaragna tem 53 anos e está na Dexco desde 2021. Neste ainda breve período, comandou, além do segmento de louças, metais e revestimentos, também o negócio de madeira. O executivo tem mais de 28 anos de experiência profissional e vivência nas áreas de operações, comercial, ESG, transformação cultural e digital.

Continua depois da publicidade

No currículo, acumula passagens por empresas como Brahma, Souza Cruz, Embraer, International Paper (onde conheceu o setor florestal e de celulose) e, por último, a Tereos, do setor sucroenergético. O executivo é graduado em Administração de Empresas pela FGV-USP, tem uma especialização em Supply Chain pela Fundação Vanzolini/USP e MBA internacional pela FIA/USP.

Na presidência da Dexco, Oliveira liderou aquisições de empresas, reorganizações de operações, joint ventures e troca da marca corporativa. Ele agora deve ser indicado pelos acionistas, ao final da gestão como executivo, para integrar o conselho de administração da companhia. Até lá, atuará ao lado de Guaragna dentro de um processo de transição.

Leia também

Construtora vai lançar edifício avaliado em R$ 200 milhões no Litoral de SC

Rede de supermercados abre a 74ª loja em SC

Tecnologia que promete revolucionar negócios no mercado imobiliário chega a SC

Oktoberfest Blumenau faz táxi ganhar sobrevida na disputa com os aplicativos