O Festival Brasileiro da Cerveja que será promovido em Blumenau em 2025 não terá apenas mudanças na gestão, mas também no formato. O plano em gestação pela Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja e Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), contratadas pela prefeitura para organizarem a programação, mira, em primeiro lugar, tornar o evento financeiramente viável para expositores de regiões mais distantes, principalmente do Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
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O modelo que está sendo desenhado prevê, na prática, dois festivais em um. No Setor 2 da Vila Germânica, a ideia é reunir até 250 cervejarias de todo o país – o que, se for confirmado, superaria o recorde de 116 em 2019. Ali os estandes serão pequenos, com cerca de quatro metros quadrados em média, e fornecidos e montados pela organização. As marcas precisariam apenas enviar a Blumenau os barris e ao menos duas pessoas para o atendimento ao público. Neste formato, a estimativa dos novos gestores é que as despesas com logística caiam em até 10 vezes.
Este pavilhão terá horário de funcionamento diferenciado (das 17h às 21h), cobrança de ingresso à parte e uma novidade: consumo livre, como se fosse um grande open bar. Por padrão, as cervejarias deste setor vão comercializar um limite de 120 litros de quatro estilos, em copos de 50 e 100ml. A identidade visual dos estandes será a mesma e a posição das marcas será definida por sorteio. O objetivo é deixar todos os expositores em pé de igualdade, segundo Carlo Bressiani, diretor da ESCM.
— Muitas cervejarias tinham vontade de participar do Festival, mas não tinham condições. A ideia é democratizar o acesso — conta.
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Na prática, o Setor 2 será um ambiente mais rico em diversidade cervejeira, com até mil rótulos diferentes. Segundo Péricles Espindola, presidente da Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja, o modelo está sendo pensado para resgatar as origens do Festival, que nasceu para valorizar a variedade da bebida e proporcionar um contato mais próximo dos cervejeiros com o mercado e o consumidor.
— As grandes protagonistas do evento são as cervejarias — defende.
O formato tradicional do Festival, já bem conhecido do público, será mantido no Setor 3, que terá 30 cervejarias com estandes individuais e personalizados por conta própria, opções de gastronomia, shows musicais e ingressos mais baratos – os valores ainda não estão fechados. O Setor 1 da Vila Germânica ficará reservado para a feira de negócios e equipamentos voltados à indústria do setor e o Spaten Platz será palco do concurso e do congresso técnico cervejeiro.
Os novos organizadores ainda trabalham no desenvolvimento do plano de divulgação das novidades e dizem já ter 60 cervejarias prospectadas para o evento, mas os contratos ainda estão sendo finalizados. A expectativa deles é que o renovado Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau, que ocorrerá entre os dias 12 e 15 de março, reúna até 30 mil pessoas no próximo ano.
Aliás
A Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja e a Escola Superior de Cerveja e Malte estão buscando patrocinadores e fontes de receita, até mesmo do poder público, para bancar a organização dos eventos e desonerar as cervejarias expositoras. As entidades assinaram, com a prefeitura, contrato de um ano, prorrogáveis por mais quatro.
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Enquanto isso
A Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec) continua divulgando o Festival Brasileiro da Cerveja em Balneário Camboriú, para as mesmas datas em 2025. Há duas semanas, uma decisão judicial impediu a entidade de usar a marca, cujo registro pertence à prefeitura de Blumenau.
Confira fotos da edição deste ano do festival
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