A disputa por espaço na praça de alimentação da Oktoberfest Blumenau atraiu 21 concorrentes, entre restaurantes e fornecedores de alimentos, mas metade do grupo não deve ter o gostinho de participar da festa em outubro. Onze estabelecimentos largaram na frente para ocupar os 19 pontos de venda de comida do evento após uma licitação aberta nesta sexta-feira (16). Com as propostas de preço na mão, a prefeitura agora está avaliando a documentação para confirmar os vencedores.
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Somados, os valores oferecidos somente pelo direito de explorar a gastronomia da Oktoberfest chegam a quase R$ 3,5 milhões, um ágio de 45% em relação à remuneração mínima pedida pela organização – R$ 2,42 milhões. Teve restaurante que abriu o bolso e ofereceu R$ 1,1 milhão para ficar com os pontos de venda de batata recheada e Flammkuchen, duas das campeãs de vendas do cardápio. A prefeitura pedia pelo menos R$ 670 mil por ambos juntos.
Lançada em pregão, a licitação estimulou uma espécie de leilão entre os concorrentes, o que explica a “inflacionada” nos preços gerais. Nesta modalidade, que costuma ser mais vantajosa para o poder público do ponto de vista financeiro, as propostas são lançadas antes da análise da documentação – isso costuma atrair mais competidores – e quem está na disputa tem a oportunidade de ver e cobrir a oferta do adversário, sem limite de valores. As ofertas também foram mais volumosas desta vez porque o contrato valerá para duas edições de Oktoberfest. Na maioria dos casos, os vínculos se estenderão também para as programações de Natal de 2023 e 2024.
A se confirmar o resultado do pregão, a praça de alimentação também ficará mais democrática. Em 2022, somente cinco empresas ficaram responsáveis por toda a operação gastronômica da Oktoberfest. Desta vez o esboço inicial prevê o dobro de permissionários. Apesar disso, 10 marcas entraram na disputa e foram batidas na fase de lances. A lista inclui fornecedores tradicionais da festa, que estavam no ano passado e agora devem ficar de fora.
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Além dos pontos de alimentação, a prefeitura também licitou neste pacote uma operação para exploração de cabines fotográficas. Um espaço para venda de copos térmicos, previsto no edital, acabou não recebendo nenhuma proposta.
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