A disputa judicial que coloca, de um lado, herdeiros de Eulália Hering, já falecida, e do outro a centenária companhia têxtil ganhou novo capítulo. Três netos da empresária – Pedro Hering Bell, Rafaela Hering Bell e Eduardo Theodoro Hering Bell – desistiram da ação ajuizada no fim de abril na Vara Cível de Blumenau que pedia a anulação da transferência de ações e de outros procedimentos que envolvem o patrimônio da avó, como detalhou a colega Estela Benetti. Mas isso não significa que eles abriram mão de levar o caso adiante.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
O recuo veio depois de juízes da comarca de Blumenau discordarem sobre qual seria a vara competente para analisar o processo. Isso gerou um incidente chamado “conflito de competência negativo”, que deveria ser avaliado no Tribunal de Justiça de Santa Catarina – a segunda instância judicial.
> Cia. Hering é vendida ao Grupo Soma por R$ 5,2 bilhões
Como a resolução do conflito poderia levar muito tempo, a defesa dos netos optou por abrir mão da ação aberta em Blumenau e mover outra em São Paulo, explica o advogado Ives Braghittoni, que representa os herdeiros. O novo processo começou a tramitar no dia 23 deste mês, menos de uma semana depois da formalização da desistência do processo no Judiciário catarinense.
Continua depois da publicidade
> “Blumenau não está perdendo a Hering”, diz presidente após venda da empresa
Eulália Hering era uma das principais herdeiras da Cia. Hering, com ações da companhia e da holding Inpasa, uma das controladoras do grupo. Os netos sustentam que a empresa e gestores, “usando de inúmeros artifícios”, reduziram de maneira irregular ao longo de anos o patrimônio de Eulália, do qual eles teriam direito.
Caso as transferências de ações que pertenciam à Eulália sejam anuladas, como pedem os herdeiros dela, negócios feitos pela companhia posteriormente poderiam ser revistos. Procurada pela coluna, a Cia. Hering disse, por meio de um consultor, que desconhece o assunto e que não iria comentar sobre o processo.
Leia também
Beagle recruta executivo ex-Dudalina e Altenburg para comandar a empresa
Continua depois da publicidade
Novo museu do cristal em Blumenau será inspirado em casa do compositor Mozart
Carrossel, gastronomia e lazer: vídeo mostra como será novo parque de Pomerode
Heliponto na Prainha? Prefeitura de Blumenau diz desconhecer demanda
Dona de seis shoppings em SC, Almeida Junior pede registro de companhia aberta
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram