A diretoria da Coteminas pediu desculpas a funcionários da fábrica de Blumenau pelo atual momento da companhia, que passa por uma reestruturação operacional com demissões em massa. Ninguém do alto comando da empresa se dirigiu diretamente aos trabalhadores, mas a representantes locais foi delegada a tarefa de repassar o recado durante a assembleia que ocorreu na manhã desta terça-feira (11).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
No encontro, a Coteminas confirmou que vai desligar 721 funcionários da unidade do bairro Garcia. Embora um pouco menor do que o previsto, o volume equivale a mais da metade da força de trabalho na cidade – são em torno de 1,2 mil pessoas.
Já sem expectativa de reverter o movimento, trabalhadores aceitaram uma nova proposta da empresa que prevê, entre outros termos, o pagamento das rescisões em até 10 vezes, dependendo de cada caso. Muitos profissionais já manifestavam o desejo de sair.
Coube ao gerente de Recursos Humanos da fábrica de Blumenau, Celso Gonzaga, a missão de ser o porta-voz da Coteminas durante a assembleia. Aos trabalhadores, ele trouxe duas mensagens da direção: apesar do enxugamento, a unidade na cidade não será desativada e a companhia descarta, ao menos por ora, entrar com pedido de recuperação judicial.
Continua depois da publicidade
A direção da Coteminas sustenta que está dando um passo atrás no negócio para arrumar a casa e voltar a crescer no futuro. Blumenau não deve ser a única operação do grupo impactada pela reestruturação. A matriz em Montes Claros (MG) e outras fábricas da companhia também passarão por ajustes.
Apesar do momento delicado, há otimismo interno de reversão do quadro.
Leia também
Coteminas oferece terreno como garantia para pagar rescisões em Blumenau
Reação às demissões na Coteminas em Blumenau é proporcional ao peso da empresa
Projeto de novo hotel da Almeida Junior em SC será apresentado em audiência pública
Fábrica de Blumenau vira a página um ano após incêndio: “Não imaginavam que a gente conseguiria”