Os desfiles de moda já estão no metaverso. A catarinense Audaces aproveitou a Febratex em Blumenau para lançar uma espécie de passarela virtual. A empresa desenvolveu uma solução tecnológica, chamada de Fashion Studio, que permite a criação de peças de roupas digitais.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Um vestido, por exemplo, pode ser testado em um avatar personalizado com as mesmas medidas de uma modelo de carne e osso. Com a ajuda de um par de óculos especial, o estilista pode visualizar na prática como seria um desfile com a peça desenhada. 

Além de simular diferentes cenários e até mesmo a maneira de caminhar da pessoa que estará na passarela, a ferramenta ajuda a testar cores, cortes e caimentos do figurino. 

As grandes vantagens: mais agilidade para fazer os ajustes necessários e menos custos – em alguns casos, economia em até 10 vezes – com a confecção de amostras físicas que acabariam descartadas.

Continua depois da publicidade

Segundo balanço da organização, a Febratex reuniu cerca de 56 mil visitantes nos quatro dias de evento. A expectativa é que a feira tenha movimentado R$ 2 bilhões em negócios.

Boa vizinhança

Quem reservou um quarto de hotel em Blumenau para a Febratex em 2020 – antes da feira ser adiada pela primeira vez – pagou em 2022 o mesmo valor combinado dois anos atrás. Embora defasada, a tabela de preços em muitos casos foi mantida aos que já haviam procurado os estabelecimentos da cidade na época. Ponto para a hotelaria local.

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Leia também​

Blumenau busca inspiração na Disney para os desfiles de Natal; veja datas e carros alegóricos

Continua depois da publicidade

A nova estratégia da Cooper é comprar pequenos mercados

Os dois cenários em que Moisés não lidera a pesquisa Ipec ao governo de SC

Círculo investe R$ 40 milhões em fábrica de Gaspar

Blumenau quer “importar” o Papai Noel original da Lapônia para o Natal