A tão esperada instalação de ar-condicionado em parte da frota dos ônibus é uma primeira etapa de outras novidades que o sistema de transporte coletivo de Blumenau planejar adotar ao longo dos próximos meses. Além dos veículos refrigerados – os testes começam na próxima segunda-feira (16) –, estão no radar a implantação de pagamento da tarifa por PIX e cartão de débito e crédito e de câmeras de monitoramento.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Neste último caso, a ideia é contemplar toda a frota de 191 veículos. O “Big Brother” vai ajudar a coibir casos de assédio e furtos dentro dos coletivos, além de identificar os potenciais criminosos. O prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) diz que há poucos relatos desse tipo de ocorrência em Blumenau em comparação a outras grandes cidades, mas defende que não é preciso esperar o aumento de casos para investir na segurança:
Empresa bilionária de SC terá uma mulher presidente pela primeira vez
— Nosso foco é fazer o quanto antes para proteger o passageiro desde já.
Continua depois da publicidade
Em um primeiro momento, as câmeras devem gravar o interior dos ônibus. Mas, no futuro, com a universalização da internet 5G, as imagens serão transmitidas ao vivo para a Central de Controle Operacional (CCO) – técnicos já identificaram dificuldades para fazer o “tempo real” com a atual tecnologia 4G.
Além das câmeras internas, pelo menos mais uma deve ser instalada na parte de fora dos ônibus. Com isso, a frota do transporte coletivo será uma espécie de fiscal ambulante do trânsito, ajudando a Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb) a identificar e resolver mais rapidamente pontos de engarrafamento e acidentes.
Ainda não há estimativa de quando as câmeras serão instaladas e quanto isso custará. Hildebrandt já determinou que a Seterb faça os estudos do investimento necessário. Os primeiros resultados dessa análise devem ficar prontos entre 30 e 60 dias, mas a expectativa interna é de que a medida terá baixo impacto financeiro no sistema.
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram
Leia também
Itapema passa São Paulo no ranking do metro quadrado mais caro do Brasil
João Carlos Brega vai deixar presidência da Whirlpool na América Latina após 10 anos
Por que uma das mais tradicionais escolas de Blumenau vai triplicar de tamanho
Celesc avalia engenheiro indicado por Jorginho para comandar a empresa