Ao menos uma das demandas históricas dos indígenas que pedem compensações pela construção da barragem dentro da reserva Laklanõ Xokleng, em José Boiteux, teve uma solução encaminhada. O governo do Estado acaba de lançar uma licitação para melhorar a estrada que liga a aldeia Bugio até a cidade.
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O projeto prevê serviços especializados de engenharia para a implantação e macadamização de um trecho de 7,5 quilômetros de extensão, incluindo uma ponte de 15 metros de comprimento por seis metros de largura sobre o rio Platê. As propostas serão conhecidas no dia 11 de dezembro. O orçamento está estimado em R$ 8,6 milhões. A empresa vencedora terá prazo de 10 meses para executar a obra.
O que está por trás do conflito que afeta a operação da barragem de José Boiteux
Além da melhoria da estrada, outras obras históricas de compensação aos indígenas pela inundação das terras, demarcadas legalmente, incluem a construção de casas, pontes, unidade de saúde, escola e campo de futebol – veja a lista aqui.
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A não implementação dessas medidas, determinadas pela Justiça Federal em 2003, tem provocado um impasse histórico entre os povos originários e o governo do Estado na operação da barragem de José Boiteux, a maior do Estado para contenção de cheias. As demandas voltaram à tona com as enchentes que castigam a região desde outubro.
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