A primeira edição estadual do Programa Entra21 já mostra a que veio ao ampliar o acesso a treinamento gratuito na área de tecnologia da informação a jovens de 72 cidades de Santa Catarina. A iniciativa, que nasceu dentro do Blusoft, ultrapassou os limites de Blumenau e ganhou corpo ao ser abraçada por empresas, prefeituras e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), levando a capacitação a todas as regiões do Estado.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
Números da edição deste ano foram apresentados na manhã desta quarta-feira (11) durante um evento em Blumenau que marcou oficialmente o lançamento da nova temporada do Entra21 – embora os alunos já tenham iniciado o curso. Ao menos 650 pessoas estão sendo beneficiadas. São 450 com aulas presenciais – nas cidades de Blumenau, Timbó, Florianópolis, Itajaí, Joinville, Criciúma e Chapecó – e outras 200 que as acompanham pela internet.
> Expansão do programa Entra21 para toda SC é um prêmio à insistência de Blumenau
O alcance, no entanto, será maior no final das contas. Os 650 alunos com aulas monitoradas são um grupo pequeno perto dos 11 mil inscritos. Peneiras que incluíram análise de perfil e entrevistas individuais feitas por psicólogas limitaram o grupo de selecionados, mas quem ficou de fora poderá ter acesso ao conteúdo do programa em um formato pensado para o ensino a distância (EAD).
Continua depois da publicidade
Segundo o empresário Sérgio Tomio, coordenador do Entra21, dos 11 mil candidatos, 8 mil completaram as fases iniciais do processo seletivo. Ele projeta que pelo menos 5 mil pessoas façam pelo menos um dos cursos disponíveis na plataforma EAD – um material de 300 horas focado em desenvolvimento de sistemas e mídias digitais que poderá ser acessado e revisitado a qualquer momento, mas sem contato com professores ou interação com outros estudantes.
Tomio torce para que ao menos mil dessas pessoas completem toda a formação, o que garantirá a elas peso semelhante de capacitação no âmbito do programa. Considerando todo esse contingente, o Entra21 teria potencial para chegar a alunos de 225 cidades, uma cobertura de 80% do Estado, mas que não deve parar por aí.
— Estamos prontos para escalar ainda mais — destacou Tomio na apresentação desta manhã.
Desde que foi criado, o Entra21 já formou mais de 5 mil pessoas, mas durante todo este tempo esteve limitado a Blumenau. Agora tem potencial para beneficiar o setor tecnológico de todo o Estado, que assim como várias atividades econômicas sofre com a oferta de mão de obra especializada.
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram
Continua depois da publicidade
Leia também
Maior prédio de Blumenau terá 41 andares e mini-shopping com 20 lojas
SC tem oito empresas entre os 100 maiores atacadistas e distribuidores do país; veja lista
Altona promete investimento milionário para escapar de multa por poluição
WEG planeja investimento milionário para ampliar fábrica de Blumenau
Honda monta fábrica em Santa Catarina
Venda de empresa de TI de Blumenau pode sair por mais de R$ 600 milhões
Rede de lojas vai fechar unidade em Blumenau e culpa alta de custos