Um curso gratuito em Blumenau quer ajudar pessoas com mais de 40 anos a se reinserirem no mercado de trabalho. A capacitação é focada em navegação na internet, uso de redes sociais, utilização de sistemas operacionais e apresentação eletrônica. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Senac e as empresas Soul Impacto e Be.Dare Gestão Empresarial.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O treinamento leva três meses, com aulas às segundas, quartas e sextas, das 13h30min às 16h50min, no Senac, já a partir da próxima semana. Os alunos que concluírem a capacitação receberão certificados em maturidade digital, imagem pessoal e postura profissional. As inscrições podem ser feitas neste link. Mais informações pelo telefone (47) 3035-9999.

Para Viviane Velho Kirchner, uma das sócias da Soul, profissionais a partir dessa faixa etária com baixa capacitação enfrentam mais dificuldades para se recolocarem no mercado de trabalho, muitas vezes estão limitados a vagas operacionais e são demitidos mais facilmente por nem sempre estarem tão adaptáveis às novas tecnologias.

— O objetivo é diminuir o etarismo e proporcionar condições de empregabilidade para profissionais com mais de 40 anos — diz.

Continua depois da publicidade

Depois do curso, haverá um feirão de empregabilidade para os inscritos e, na sequência, serão lançados outros módulos para quem quiser continuar aperfeiçoando habilidades comportamentais.

Estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV) estima que, em 2040, 57% da força de trabalho no Brasil será composta por pessoas com mais de 45 anos. Para Viviane, além da maior bagagem, profissionais mais experientes agregam outro olhar aos negócios e muitas vezes são mais comprometidos do que os mais jovens.

Leia também

Disputa pelos maiores arranha-céus de Balneário Camboriú ganha um concorrente de peso

Restaurante de SC se inspira em Senhor dos Anéis, cria jantar medieval e sonha com parque

Multinacional com unidade em SC faz investimento bilionário para produzir “alumínio verde”

Em parceria incomum, filhos vão bancar praça pública em Blumenau em homenagem à mãe

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp