Uma via de mão dupla para reforçar o combate ao novo coronavírus. A partir de segunda-feira (10) a Cremer, uma das mais tradicionais indústrias de Blumenau, começará a fabricar máscaras em TNT, as recomendadas para profissionais da área de saúde que atuam na linha de frente de atendimento.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
A ideia, em um período inicial de quatro meses, é confeccionar 100 mil unidades por dia. Toda a produção da primeira semana, equivalente a 500 mil máscaras, será doada a órgãos públicos e a funcionários da companhia.
O projeto é fruto de uma parceria com a Ecoplus, também de Blumenau e especializada na fabricação de sacolas em TNT. É a empresa, com matéria-prima fornecida e maquinário adaptado pela Cremer, quem ficará responsável pela produção. O acabamento e a embalagem serão feitos na unidade da fabricante de artigos de saúde localizada na Rua Iguaçu, em uma área que até então estava desativada e já foi preparada.
O diretor industrial do polo da Cremer em Blumenau, Leandro Xavier, diz que a união de forças tem múltiplos benefícios: ajuda a manter os empregos na Ecoplus e permite que a Cremer entre em um novo nicho de mercado. Sem falar, claro, na contribuição social, com a doação a hospitais de uma parte das máscaras que serão feitas.
— A Ecoplus quer se manter no mercado e fez essa mudança na estratégia da empresa também pensando na proteção individual — acrescenta Alessandro de Andrade, um dos sócios da empresa ao lado de Jackson Schmitt.
Continua depois da publicidade
Segundo Xavier, o item deve entrar em definitivo no portfólio da Cremer. Antes, o Grupo Mafra, que comprou a empresa em 2017, apenas distribuía esse tipo de produto, que vinha do exterior. Ampliar a fabricação nacional, na avaliação dele, ajuda a baratear os preços e reduz a dependência do Brasil de fornecedores de outros países.
— Mais de 80% das máscaras que entravam no Brasil eram importadas — compara, lembrando como a disparada do dólar e a grande demanda encareceram esse tipo de produto.
A nova investida da Cremer é fruto de um aporte de R$ 5 milhões. Além dos insumos e da adaptação das máquinas para a produção das máscaras, a quantia também inclui a compra de novos caminhões, para reforçar a logística de distribuição, e um investimento em 80 mil frascos de álcool gel de 500ml. Neste caso, a companhia usou estratégia semelhante à adotada com a Ecoplus: buscou uma parceria com a cervejaria Wunder Bier, que assumiu a produção.