A Coteminas voltou a adiar a entrega de seu balanço operacional de 2022, alimentando ainda mais as incertezas que rondam a atual situação de caixa da companhia. Nesta terça-feira (26), a empresa informou que a apresentação das demonstrações financeiras, antes prevista para esta data, foi postergada para até 16 de outubro.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

A justificava da vez é de que a recente conclusão da auditoria de uma controlada indireta, a Springs Global US, gerou a necessidade de um prazo adicional para a finalização dos trabalhos de auditoria no Brasil.

Diretoria da Coteminas pede desculpas por demissão em massa em SC

Em fato relevante divulgado ao mercado, a Coteminas acrescentou que junto do balanço do último ano serão entregues também as informações financeiras do primeiro e segundo trimestres de 2023. Neste caso, o prazo é 14 de novembro.

Continua depois da publicidade

Comitiva da Shein vem a Blumenau e Brusque atrás de parceiros

Esta é a terceira vez que a divulgação dos números é adiada. Em março, a Coteminas anunciou que as demonstrações financeiras de 2022 não tinham ficado prontas a tempo. Em junho, comunicou que os documentos seriam entregues no dia 14 de agosto. Quando o prazo venceu, no entanto, a empresa disse que eles ficariam para 26 de setembro.

Por ter capital aberto e ser listada na Bolsa de Valores, a Coteminas precisa divulgar indicadores financeiros, como faturamento e lucro, além de informações contábeis. A postergação deixa acionistas e o mercado no escuro em relação ao cenário da empresa.

Demissões

Em julho a Coteminas confirmou demissões em massa na fábrica de Blumenau, instalada no bairro Garcia. Mais de 700 dos cerca de 1,2 mil funcionários estão sendo desligados. Até a primeira quinzena de setembro, 430 rescisões, pagas de maneira parcelada, já haviam sido encaminhadas.

Além de colaboradores do chão de fábrica, a coluna apurou pelo menos um caso de um executivo próximo à diretoria, com anos de casa, que também recebeu as contas.

Continua depois da publicidade

Existe a expectativa de que a operação blumenauense da Coteminas ganha novo fôlego com uma possível parceria com a gigante asiática Shein. Representantes das duas empresas, que já alinharam um acordo no Nordeste, mantêm conversas, mas ainda não há nada definido.

Leia também

Empresa de TI de Blumenau investe R$ 12 milhões em nova sede

Johnnie Walker e Tanqueray levarão doses de uísque e gin para a Oktoberfest Blumenau

Conselho vai avaliar prédio comercial com arquitetura incomum para Blumenau

Prefeito de Blumenau pede a Jorginho “presente de aniversário” para 2024

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp