A Coteminas, gigante têxtil brasileira que tem fábrica em Blumenau, aparece em uma indigesta lista de empresas de capital aberto inadimplentes junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), principal reguladora do mercado de capitais no Brasil.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

No dia 3 deste mês, o órgão divulgou uma relação de oito companhias abertas que estão há pelo menos três meses sem divulgar informações financeiras periódicas. Além da Coteminas, a relação ainda conta com a Springs Global e Santanense, do mesmo grupo.

Em crise, Coteminas pede recuperação judicial

No caso da Coteminas, estão em falta as informações financeiros do segundo e terceiro trimestres de 2023, as demonstrações completas do último ano e o balanço do primeiro trimestre de 2024, além do formulário de referência deste ano. Até o início da tarde desta terça-feira (16), esses dados ainda não estavam disponíveis na página da companhia destinada a investidores.

Continua depois da publicidade

Em comunicado, a CVM disse que o objetivo da divulgação é “alertar aos investidores e ao público em geral que consideram essa informação nas suas relações com as citadas companhias abertas, ou nas suas decisões de investimento”.

A lista não considera companhias que estejam em situação de falência, liquidação ou que estão com os registros suspensos junto à CVM.

A Coteminas vive delicada situação financeira, escancarada com as demissões em massa feitas no último ano na fábrica de Blumenau. Em abril, a empresa publicou comunicado ao mercado anunciando “a conclusão de importante etapa” no processo de reestruturação, que inclui negociações com credores para prolongar e reduzir dívidas. Em maio, entrou com pedido de recuperação judicial.

Relembre grandes empresas de Blumenau que foram vendidas

Continua depois da publicidade

Leia também

A saga de Odair Tramontin e do Novo na busca por um vice em Blumenau

Rede varejista de SC investe R$ 6 milhões em nova loja e prepara estreia no atacarejo

Oktoberfest Blumenau pode ter novas cervejarias artesanais em 2024

Quais os planos para o futuro do novo Frohsinn em Blumenau

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp