Restaurantes de Blumenau aderiram ao Delivery do Bem, um sistema que, ao contrário de aplicativos mais famosos de entrega de comida em casa, como o iFood, não cobra taxas dos negócios locais — um diferencial importante para os empreendimentos em tempos de crise econômica. O sistema foi desenvolvido por uma empresa de Florianópolis e começou a operar na capital catarinense no dia 21 de março, logo depois do decreto do governo do Estado que impediu bares e restaurantes de receberem público.

Continua depois da publicidade

​​​​​> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus

Desde então, empresários do ramo da gastronomia de Blumenau negociavam a vinda do sistema, que já está disponível na cidade desde o fim da última semana. Em uma consulta no final da manhã desta terça-feira (14), a coluna encontrou 57 estabelecimentos locais cadastrados. Além da taxa zero, alguns empreendimentos também trabalham com cashback — uma opção em que parte do dinheiro da compra é revertida em créditos para futuros pedidos.

Apesar de continuarem funcionando com delivery e retirada no balcão, restaurantes de Blumenau contabilizam prejuízos desde o início da pandemia do novo coronavírus. Por meio da Associação Blumenau Gastronômico, o setor se mobilizou e cobrou do poder público medidas de incentivo de apoio. E conseguiu, na última semana, a prorrogação do pagamento de taxas.