Felizmente a maioria dos blumenauenses dá mostras de que está entendendo a gravidade da pandemia do novo coronavírus e a importância da prevenção. Nesta segunda-feira (20), primeiro dia de obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços públicos e dentro de lojas – embora o decreto com a determinação ainda não tenha sido publicado no Diário Oficial do Município –, o que se viu nas principais ruas do Centro foi pessoas que recorreram ao item de segurança.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
O repórter-fotográfico do Santa, Patrick Rodrigues, registrou em imagens a adesão na Rua XV de Novembro. As exceções, claro, não deixaram de existir. Patrick viu gente sem as máscaras, mas garante que elas foram minoria neste primeiro dia. A impressão é a mesma da equipe de reportagem da NSC TV que esteve nas ruas.
O decreto editado pela prefeitura, vale lembrar, não prevê qualquer tipo de multa a quem descumprir a regra. Ponto positivo, portanto, porque mostra que muita gente está consciente dos riscos e não fazendo o uso apenas por temer algum tipo de sanção ou prejuízo no bolso. Resta observar se essa postura vai se manter nos próximos dias.
Essa consciência da situação, aliás, já havia sido identificada em uma pesquisa feita pela Furb, destacada em reportagem do colega Augusto Ittner, que revelou que 63% dos blumenauenses que responderam ao estudo disseram manter uma rotina de quarentena.
Mesmo assim, há dois pontos de atenção que precisam ser observados. Ainda há pequenas aglomerações em alguns casos e nem sempre o distanciamento seguro entre as pessoas é respeitado. Também se percebe uma quantidade grande de gente nas ruas sem necessidade. Para estes casos, nunca é demais lembrar: se puder, fique em casa.
Continua depois da publicidade