Com o transporte coletivo de Blumenau suspenso desde o dia 17 de março por determinação do governo do Estado, a Blumob, concessionária responsável pelo serviço na cidade, enxugou o quadro de colaboradores.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
Desligamentos já chegaram ao conhecimento do sindicato da categoria (Sindetranscol), que fala em 105 trabalhadores demitidos – 31 que estariam em contrato de experiência e outros 74 que não tinham mais férias a antecipar. Oficialmente a empresa não confirma os números.
Em nota, a Blumob disse que a paralisação das atividades “tem impactado profundamente a capacidade de manutenção de nossos negócios, especialmente os compromissos com salários, benefícios e fornecedores”.
A empresa também alegou que “em alguns casos já não há mais medidas possíveis a adotar”, justificando que ações “mais complexas precisaram ser tomadas, como a redução de nosso quadro de colaboradores”.
Blumob e Sindetranscol já haviam assinado um acordo coletivo ampliando as férias coletivas dos trabalhadores do transporte coletivo da cidade. Pelos decretos do governo do Estado, os serviços seguem suspensos até o dia 30 de abril. Mas na coletiva de imprensa desta segunda-feira (20), o governador Carlos Moisés disse que não há previsão para o retorno da atividade.
Continua depois da publicidade
Confira a nota da Blumob na íntegra:
A determinação de suspensão integral de nossas atividades, que completará em 30 de abril mais de 40 dias, tem impactado profundamente a capacidade de manutenção de nossos negócios, especialmente os compromissos com salários, benefícios e fornecedores.
Por meio de acordo coletivo, todas as opções para concessão de férias e antecipação de períodos aquisitivos de férias foram promovidas. Considerando que em alguns casos já não há mais medidas possíveis a adotar, o crescimento das dificuldades financeiras decorrentes da paralisação das atividades da empresa e o cenário de incertezas no futuro próximo, medidas mais complexas precisaram ser tomadas, como a redução de nosso quadro de colaboradores.
A empresa vem promovendo e intensificará as discussões com os agentes públicos e a agência reguladora para adoção de medidas emergenciais e de rediscussão do sistema de transporte da cidade para o médio-longo prazos, buscando a manutenção da qualidade dos serviços prestados pela Blumob dentro dos padrões estabelecidos no contrato e merecidos pela população blumenauense.