A Cooper está se preparando para ir além das grandes lojas. O plano de expansão da cooperativa no futuro também passa pela abertura de unidades mais compactas, com propostas diferentes. Três modelos já estão mapeados: Cooper Mini, Cooper Fresh e Cooper Express. Os detalhes iniciais da estratégia foram anunciados na manhã desta terça-feira (23) pelo presidente-executivo Osnildo Maçaneiro durante a inauguração da primeira farmácia de rua da rede, instalada na Rua 7 de Setembro, em Blumenau.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
A Cooper Mini, como o nome sugere, será uma versão reduzida das lojas tradicionais da cooperativa, que normalmente passam dos 2 mil metros quadrados de área. O planejamento para este formato ainda está sendo elaborado. Mas à coluna Maçaneiro revelou que a primeira unidade da bandeira deve ser aberta em Blumenau. Ao menos cinco estariam no radar até 2022.
— Hoje abrir uma loja tipo a da (bairro) Itoupava Norte (em Blumenau) demanda terreno grande, muito investimento. O que a gente vai fazer é diminuir a Cooper. Iremos para bairros e cidades menores — explica o executivo.
A Cooper Fresh terá um apelo maior para produtos perecíveis, como frutas e verduras. Neste formato, a primeira unidade já confirmada será no Centro de Jaraguá do Sul, uma das cidades onde a cooperativa já tem as lojas maiores – que internamente serão chamados de Cooper Super. Já a Cooper Express será uma espécie de conveniência.
Continua depois da publicidade
Segundo Maçaneiro, as novas alternativas atendem a um pedido antigo de clientes e cooperados, que “querem lojas mais próximas da comunidade”. Apesar da diversificação do negócio, incluindo aí a própria expansão da rede de farmácias de rua, as unidades maiores seguem no planejamento. Além do ponto do bairro Itoupava Norte, em Blumenau, que deve ser aberto em novembro, há inaugurações previstas para a Itoupava Central e também para as cidades de Joinville e Jaraguá do Sul.

Leia também:
Gisele Bündchen posa com conjunto de yoga criado por designer de Blumenau
Blumenau avalia impacto de obra de condomínio com 270 apartamentos no bairro Fortaleza
Vale Europeu ganha marca e nova estratégia para fomentar o turismo na região
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram