A Cooper está se preparando para entrar no ramo de atacarejo. Já há estudos avançados para implementar o novo formato de loja, mas a definição ainda precisa receber o aval final do Conselho de Administração. Dentro da cooperativa, no entanto, a avaliação é de que se trata de um caminho sem volta.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
Ainda não há nome definido para a futura bandeira, mas assim como os demais formatos de unidades ela deve levar o nome Cooper, como estratégia de fortalecimento da identidade da marca.
O atacarejo vai se somar aos outros cinco tipos de operações da cooperativa: Cooper Super (as lojas maiores), Farmácia Cooper (que já tem unidades de rua), Cooper Mini, Cooper Express e Cooper Fresh. Os últimos três formatos são novidade e foram oficialmente lançados no início do mês.
É com base nessa diversificação de atuação que a rede planeja abrir 50 lojas nos próximos cinco anos, como a coluna já havia adiantado em primeira mão. Municípios ainda não atendidos pela cooperativa estão no radar de expansão das lojas menores. Gaspar será um dos primeiros contemplados, já em 2022.
Continua depois da publicidade
Sobre o atacarejo, há poucas definições sobre localização de lojas. Mas a cooperativa tem terrenos grandes já adquiridos em Joinville, Jaraguá do Sul e Blumenau, possíveis alvos para receber as primeiras unidades desse formato. Em Blumenau, por exemplo, há uma área grande no bairro Itoupava Central disponível.
O atacarejo é um tipo de negócio mais focado em preço do que em serviço. É um segmento que tem caído nas graças do consumidor, ainda mais em tempos de inflação em alta. Prova disso é a expansão recente de redes que apostam nesse formato, como o Komprão, do Grupo Koch, que há duas semanas inaugurou mais uma loja em Blumenau, e do Unibox.

Nova loja na Itoupava Norte
A diretoria da Cooper apresentou na tarde desta terça-feira (26) à imprensa a nova loja da cooperativa no bairro Itoupava Norte. É uma unidade Cooper Super, já identificada no novo formato. O investimento foi de R$ 35 milhões, com geração de 250 empregos e 275 vagas de estacionamento. A inauguração ao público será nesta quarta (27).
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram
Continua depois da publicidade
Leia também
Fundo que investiu no Burger King vai acelerar expansão de empresa de Blumenau
Festival Brasileiro da Cerveja dentro da Vila Germânica ainda depende do “sim” da saúde
Calçadão Brueckheimer em Blumenau pode ganhar cobertura
Ponto do antigo Butiquin Wollstein em Blumenau dá lugar à cafeteria de rede gaúcha
Condomínio de luxo em Gaspar terá quase 30 mil m² de lagos artificiais
Projeto prevê restaurante em terreno com casa histórica no Centro de Blumenau
50 propagandas antigas de Blumenau que parecem estranhas, mas que já fizeram sentido